Toyota quer aumentar a sua linha de EV no mercado europeu até 2026

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Toyota quer expandir a sua linha de veículos elétricos (EV) na Europa e, para isso até 2026 pretende ter seis modelos disponíveis neste mercado. Para além dos modelos bZ4X e Mirai, a Toyota tem em programado outros 4 veículos elétricos que deverão se juntar ao mercado.

Esta estratégia serve para aumentar a sua presença no continente europeu e também para responder à crescente procura deste tipo de veículos.

Toyota prevê vender mais de 250 mil EV por ano na Europa até 2026

imagem do Toyota  bZ4X
O Toyota bZ4X, aqui na imagem, está disponível em Portugal por um custo a começar nos 52.990 euros Crédito@Toyota

A Toyota considera que a Europa é o espaço onde a infraestrutura elétrica está mais avançada e definiu já um plano para aumentar a sua quota no mercado de EV neste continente. Os objetivos ambiciosos preveem vender mais de 250 mil veículos elétricos por ano até 2026.

Para atingir esta meta, a marca japonesa vai disponibilizar no continente europeu seis veículos elétricos. Aos veículos já disponíveis no mercado bZ4X e Mirai vão juntar-se mais quatro modelos.

Um modelo inspirado no “Compact SUV Concept” revelado há um ano, um segundo modelo baseado no “Urban SUV Concept e um terceiro modelo que será uma derivação do “Sport Crossover Concept”. Já o quarto veículo está dependente de um estudo que a marca irá fazer para ser concebido.

Toyota quer também baterias mais eficientes e com mais autonomia

Mas a Toyota não vai apenas apostar na disponibilização de mais veículos elétricos, vai trabalhar, em simultâneo, em novas baterias. A marca pretende desenvolver unidades com mais autonomia e que tenham também um tempo de carga mais reduzido.

Ainda na área de baterias, a Toyota quer igualmente diminuir os custos de produção destas unidades. O objetivo é fornecer acesso à mobilidade elétrica ao maior número possível de pessoas.

A primeira dessas novas baterias será uma unidade com uma estrutura idêntica à presente no modelo bZ4X, mas que é capaz de fornecer duas vezes mais de autonomia.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt