A Toyota foi uma das primeiras construtoras a abraçar a mobilidade eletrificada com o lançamento dos seus carros híbridos. Agora, o objetivo passa por uma frota elétrica que será ainda melhor graças às novas baterias que acaba de anunciar.
No total, a construtora japonesa apresentou quatro baterias de nova geração com melhorias significativas na sua autonomia e tempos de carregamento. Serão estas as baterias que equiparão sensivelmente metade de todos os seus elétricos até 2030.
Toyota apresenta novas baterias com maior autonomia e mais rápidas a carregar
De facto, uma das principais preocupações de quem tem um carro elétrico são a sua autonomia e o tempo de carregamento. São estes os principais desafios da mobilidade elétrica, que estão constantemente no pensamento de quem desenvolver novos carros.
A Toyota não é exceção e acaba de anunciar um novo leque de baterias que visa acalentar sobretudo estes dois parâmetros. As novas baterias apresentadas pela construtora japonesa contam com melhorias transversais e ainda uma redução nos seus custos de produção.
Em primeiro lugar, temos um novo tipo de baterias a que a empresa chamou Performance. Estas contam com iões de lítio e prometem uma autonomia superior a 800 km com uma boa aerodinâmica e com uma redução do peso do veículo.
Este tipo de bateria promete uma redução de 20% nos custos de produção quando comparado com o atual SUV elétrico da marca, o bZ4X. Prometem carregar dos 10% aos 80% em 20 minutos ou menos e devem chegar ao mercado em 2026.
Em seguida, temos as baterias Popularization produzidas com fosfato de ferro de lítio. São uma opção de baixo custo, mas com elevada qualidade que devem ser implementadas nos seus carros entre 2026 e 2027.
Estas prometem uma autonomia superior a 600 km, oferecendo cerca de 20% mais de autonomia que o bZ4X e uma redução de custos na ordem dos 40%. No que concerne aos tempos de carregamento, prometem ir dos 10% aos 80% em 30 minutos ou menos.
Baterias High-Performance prometem uma autonomia superior a 1000 km
Chegados aos modelos mais potentes do novo leque de baterias da Toyota, temos as novas células High-Performance. Estas são baterias de eletrólito líquido que usam uma combinação de iões de lítio com níquel.
O seu principal atrativo é a autonomia prometida superior a 1000 km com uma boa aerodinâmica e redução de peso do veículo. Prometem um carregamento dos 10% aos 80% em 20 minutos ou menos e devem ser lançadas em 2027 ou 2028.
A encerrar o leque temos baterias de estado sólido que, segundo a Toyota, serão um avanço importante no campo da durabilidade. São preenchidas com iões de lítio com eletrólitos sólidos que prometem um carregamento mais rápido.
Com efeito, a japonesa promete tempos de carregamento dos 10% aos 80% em 10 minutos ou menos. Contam com uma autonomia superior a 1000 km e devem ser lançadas entre 2027 e 2028.
A Toyota tem ainda uma segunda geração destas baterias de estado sólido que prometem 1200 km ou mais de autonomia. Todavia, a empresa nipónica ainda não avançou com um calendário para o seu lançamento.
Editores 4gnews recomendam: