Top 5 - Os portáteis de 15" polegadas mais leves que podes encontrar!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 4 min.

Top 5 - Os portáteis mais leves que podes encontrar neste momento!

Vamos esclarecer já uma situação neste TOP 5 de portáteis mais leves que podes encontrar neste momento. O objetivo deste artigo passa por te dar um portátil com qualidade, ecrã "wide" e ainda especificações relevantes.

Claro que se pusermos aqui um daqueles mini NoteBooks as coisas mudam de figura, porém, o objetivo com este Top 5 passa por te dar as tais características que consideramos relevantes nos computadores portáteis.

Vê ainda: Habilita-te a ganhar um Huawei P10 no Patreon da 4gnews

Hoje em dia, quando falamos em adquirir um portátil para trabalho há vários pormenores a ter em atenção. Dois deles são o peso, não vais querer viajar e levar um “tijolo” gigante contigo que, apesar de estarmos em 2017 e os portáteis já terem evoluído bastante nesse aspeto, ainda existem para casos muito específicos (como por exemplo Gaming) portáteis com um peso considerável e não muito práticos para transportar.

O segundo fator é o tamanho do ecrã. Actualmente quanto mais “wide” for o monitor para produtividade, melhor!

Top 5 para um portátil "slim" mas produtivo

LG Gram 15

LG Gram 15 pesa 1.1kg e é até agora o portátil com 15.6” de ecrã mais fino que poderás encontrar no mercado.

Também tem uma bateria que pode durar até 9 horas. O seu corpo pode parecer um pouco frágil, mas a sua estrutura construída numa linha de magnésio conseguirá aguentar alguma pressão. Está disponível com touchscreen e com um CPU i7 na versão mais cara, no modelo mais modesto, podes encontra-lo com um ecrã non-touch FHD e com um CPU i5.

Samsung Notebook 9

Este Notebook de 15” de ecrã é ligeiramente menor do que o Gram mas tem vantagens em quase todos os aspetos apesar de pesar 1.2kg. A bateria tem uma estimativa de duração até 12 horas – provavelmente das mais duradouras.

Os preços variam consoante o modelo obviamente. No modelo mais caro podemos encontrar uma Nvidia GeForce 940MX para quem necessitar de edição de fotografia com maior qualidade, ou em casos mais raros, para jogar.

ASUS VivoBook S15

Com 1.6kg, o VivoBook é notoriamente mais pesado do que o LG ou o Samsung. Este modelo pode rondar os 800€ e incorpora CPU’s i7-7500U dual-core 2.7GHz Intel Core.

A ASUS ganha no próximo ponto, em que adicionou duas drivers storage: Uma para colocar o SSD para que o portátil tenha um arranque rápido e o mesmo nas aplicações, e outra, mais lenta, um HDD mas com bastante espaço para armazenamento.

Podemos encontrar este modelo com o Windows 10 Signature Edition. A parte menos boa deste Laptop é mesmo a bateria que tem uma estimativa de 7 horas.

Samsung Notebook 9 Pro

Este portátil pesa o mesmo do que o VivoBook, 1.6kg, mas tem um desempenho maioritariamente considerável. Em primeiro é um 2-em-1 com dobradiças capazes de o fazer curvar até 360 graus. Incorpora ainda uma resolução de 1920x1080 com ecrã touchscreen.

É também o primeiro Laptop da Samsung a vir acompanhado por uma S Pen com 4000 níveis de pressão para escrever e/ou desenhar com uma maior precisão. A Samsung optou por incluir neste modelo uma gráfica AMD Radeon 540 Graphics o que já é bom o suficiente para quem quer editar fotos e também jogar.

MacBook Pro

O top da linha MacBook Pro da Apple e o rei dos Laptops, um modelo com 15.4” que pesa nada mais nada menos do que 1.8kg. É o modelo mais poderoso e obviamente o mais caro. A pequena desvantagem dos novos portáteis Mac’s é o facto de apenas trazerem portas USB-C, o que vai tornar a sua portabilidade... não tão portátil.

Porém, podemos encontrar uma excelente resolução Retina no seu display, um touchpad enorme e até o famoso “second-screen” Touch Bar que torna este Laptop muito mais atractivo e interessante. Na bateria podemos contar com uma autonomia até cerca de 10 horas.

Os computadores portáteis ainda são uma boa escolha?

Esta é uma questão que só tu saberás responder. Este Top 5 focou-se em te dar portabilidade, qualidade e ecrãs relativamente aceitáveis para produtividade. Se tudo aquilo que precisas é de um portátil simplesmente para escrever meia dúzia de documentos, certamente não deverias investir de uma forma tão forte num destes.

Com a chegada de smartphones mais potentes e tablets com mais possibilidade de produtividade, costumo aconselhar computadores portáteis a quem quer um pouco mais do seu gadget. Se é apenas para ver Netflix e consultar algumas páginas web, preferível pensares bem se vale a pena o teu investimento.

Outros assuntos relevantes:

Microsoft está a construir uma capa com teclado para o iPad da Apple

Microsoft Edge já permite uma ligação total entre Windows, iOS e Android

D€AL: aproveita a promoção em tablets, laptops e MiniPC da Chuwi

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.