Todas estas (boas) funções vão chegar em breve ao teu Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A gigante norte-americana deu a conhecer uma nova imagem para o seu Android e deixa antever muitas das novidades a chegar gradualmente aos nossos tablets e smartphones Android. A tónica recai na personalização da experiência de uso no nosso quotidiano, bem como na conetividade e produtividade.

Para total surpresa dos próprios fãs do Android, a Google deu a conhecer uma mudança geral no branding e identidade visual do próprio sistema operativo para dispositivos móveis. É a maior alteração dos últimos 5 anos a esta plataforma e prepara o caminho para o lançamento do Android 14, algo que não deverá tardar.

Android ganha uma nova aparência e recebe várias funções úteis

Using Assistant At a Glance widget on an Android phone to view helpful information, using the new Webex by Cisco app on Android Auto to join a conference call and using Image Q&A on an Android phone to ask questions to an AI-generated image description

A Google divulgou as novidades sem uma pompa e circunstância típicas da rival Apple. Fê-lo, aliás, de forma particularmente discreta através de uma publicação no seu blog oficial. Temos, é certo, algum material gráfico a ilustrar estas mudanças e novas funções, além de um vídeo dedicado, ainda que esta seja a extensão máxima da comunicação empresarial.

1. Novo Assistente do Android com IA, mais presente no novo widget

On the home screen of an Android phone, the Assistant At a Glance widget is showing the current weather and upcoming flight information.

Temos à nossa disposição um novo widget inteligente, alimentado pela Inteligência Artificial, capaz de nos dar de realce todas as informações relevantes. É este o poder da nova assistente para o Android - a não confundir com a Assistente Google.

O novo atributo promete aprender com a nossa forma de utilização do dispositivo móvel e pode apresentar várias informações relevantes dentro do mesmo widget. Desde compromissos do calendário até à meteorologia, o foco reside na produtividade.

O objetivo da Google passou por dar-nos um novo centro de informação, o mais ágil e intuitivo possível, com a menor necessidade de interação e configuração do utilizador. Ou seja, colocar efetivamente a IA ao nosso serviço para agilizar a entrega de informação.

2. Agora no Android a IA pode descrever qualquer imagem a pessoas com problemas de visão

Using Image Q&A on Lookout on an Android phone to hear an AI-generated image description and ask follow-up questions.

A Google dota também o seu sistema operativo de novos recursos de acessibilidade. Fá-lo para auxiliar pessoas que possam ter alguma dificuldade em pesquisar imagens na galeria do seu smartphone, redes sociais e na infindável Internet.

A pensar nisso, para os utilizadores com deficiência de visão, a Google traz agora a função de explicação e descrição das imagens apresentadas no ecrã. O utilizador coloca a questão através do microfone, com a descrição e resposta a ser gerada pela IA.

O utilizador pode também colocar perguntas diretamente relacionadas com o assunto caso procure mais informação sobre a imagem, com a IA a estar ciente do contexto da conversa prévia.

3. Mais opções de produtividade no sistema Android

Adding a gym pass to Google Wallet via a photo of the barcode on an Android phone.

A Google quer trazer também os teus cartões e entradas para um só local, uma carteira onde o utilizador possa aceder rapidamente a qualquer um dos seus títulos, cartões, passes e outros documentos de acesso. Para tal bastará importar a informação para a Google Wallet Pass.

Na prática, qualquer entrada com um código QR, suscetível de armazenamento rápido no telefone, digitalizando o mesmo em meros segundos. Assim, teremos os acessos disponíveis nesta carteira virtual com as entradas de acesso fácil.

4. Android Auto recebe mais atenção da Google

Browsing Webex by Cisco and Zoom meeting schedules on Android Auto on a car dashboard.

Tal como a própria empresa havia prometido no I/O 2023, os utilizadores de Android Auto poderão encontrar o suporte para novas aplicações profissionais de comunicação. Na prática temos o Cisco Webex e o Zoom com suporte pleno para o nosso carro. Em ambos os casos teremos suporte para chamadas de conferência ou chamadas individuais para trabalho a partir do ecrã do carro.

A propósito, os utilizadores poderão até mesmo navegar pelo calendário e compromissos, tendo como é óbvio a opção de silenciar o microfone para evitar ruídos e distrações para as reuniões.

5. Personalização do quotidiano fica ainda melhor no Android

Using Google Assistant on an Android phone to set up a morning Routine that lets you hear the number of hours slept the night before.

A gigante de Mountain View deu também a conhecer o alargamento das opções de personalização para o seu sistema operativo. O Android passa a receber mais informações e hipótese de interação para as nossas rotinas personalizáveis com informação adequada.

Para tal, o telefone também terá em consideração a informação colhida pela Fitbit e pelo Google Fit, tal como podemos observar pela imagem animada, acima.

Por fim, contamos agora com a chegada oficial do sistema operativo Android 14, dando-se a sua distribuição oficial para todos os interessados. Até lá, estaremos atentos à página oficial da tecnológica, com mais novidades a caminho deste sistema operativo.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.