Surpresa da Apple: iOS 17 e iPad OS 17 vão chegar juntos aos utilizadores

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A 12 de setembro, a Apple vai apresentar oficialmente a nova geração iPhone 15 e outras novidades igualmente apetecíveis.

A uma semana do evento chegam mais boas notícias. Ao que tudo indica, este ano a Apple vai disponibilizar em simultâneo os novos sistemas operativos iOS 17 e iPadOS 17.

Apple vai alterar o habitual cronograma de disponibilidade dos novos sistemas operativos

imagem do iOS 17 no ecrã do iPhone
A oitava versão beta do iOS 17 está já a ser considerada como versão final Crédito@Apple

Na sua conferência WWDC deste ano, a Apple anunciou os novos sistemas operativos iOS 17 e iPadOS 17, mas avisando de antemão que só mais tarde seriam disponibilizadas as versões finais e estáveis para todos os utilizadores.

Agora, é chegada a altura de serem lançadas essas mesmas versões. Mas este ano, a Apple está a alterar o habitual cronograma de lançamento do software. De acordo com o jornalista da Bloomberg, Mark Gurman, a Apple vai lançar as duas versões ao mesmo tempo.

O conhecido jornalista cita fontes próximas da empresa de Cupertino e avança que a oitava versão beta – já disponibilizada para os programadores – está já a ser considerada a versão final.

Muito possivelmente, no próximo dia 12 de setembro, na apresentação das novas gerações do iPhone e do Apple Watch, vai também ser anunciada a disponibilidade para a atualização de ambos os sistemas operativos.

Mas este lançamento conjunto não é algo habitual. Recorde-se que, no ano passado, o iOS 16 foi disponibilizado a 12 de setembro enquanto o iPadOS apenas chegou a 24 de outubro. Refira-se que este lançamento tão tardio do sistema operativo para os tablets aconteceu devido a problemas relacionados com o Stage Manager.

Recordemos agora algumas das novidades que o iOS 17 tem reservadas para os seus utilizadores. Nas comunicações Facetime, vai ser possível deixar uma mensagem de áudio ou vídeo, além de passar também a permitir que o iPhone e a Apple TV comuniquem entre si.

A nova funcionalidade NameDrop traz uma nova forma de partilhar detalhes de contactos entre equipamentos Apple, enquanto o AirDrop vai facilitar a transferência de ficheiros entre modelos iPhone. Mas estas são apenas algumas das novidades, há muito mais para descobrir.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt