iOS 9 as novidades 4gnewsDurante o seu evento a Apple mostrou aquilo que tinha vindo a desenvolver ao longo do último ano. Desde as novas funcionalidades do novo Watch OS,  duas novas variantes do Apple Watch, o gigantesco iPad Pro na companhia de uma Smart Keyboard e da Appel Pencil, a nova AppleTV (4ª geração) e, por fim, a dupla há muito aguardada e cheia de novidades, o Apple iPhone 6S e o Apple iPhone 6S Plus.

 No meio de tantas novidades as referências à nova versão do sistema operativo da Apple para dispositivos móveis, o iOS 9 foram poucas, tirando o habitual discurso sobre a interface que será ainda mais fluída e expedita, a performance melhor do que nunca, etc. Em suma, este iOS 9 foca-se essencialmente na rapidez do sistema, estabilidade e optimização de recursos, o que já era de esperar após os percalços com as versões iniciais do iOS 8.

Face às queixas referentes à lentidão com que milhares de utilizadores se depararam depois de instalarem o iOS 8 em dispositivos mais antigos, provavelmente por causa do vasto leque de novas funcionalidades dessa versão, o ritmo de adoção do iOS 8 foi bastante mais lento do que o inicialmente previsto. De qualquer forma, no dia em que o iOS 9 começará a chegar aos dispositivos Apple os valores de adoção rondam os 87% para o sistema antigo.

Vê também: A Data e Hora de chegada do novo iOS 9 ao teu iPhone e iPad

   

Vamos às novidades, apesar de não serem muitas, este iOS 9 é focado na rapidez, performance e boa gestão de recursos mas mesmo assim ainda temos uma mão cheia de novas funcionalidades!

1-Ecrã dividido e o “Multitasking”

Já há muito que era esperada a inclusão destas funcionalidades no iOS 9 mas só com esta nova versão do seu sistema operativo para dispositivos móveis é que a Apple aborda aquilo que a Samsung lançou para o sistema operativo Android há uns bons anos com os seus phabletstablets. 

O ecrã dividido permitirá tirar um maior proveito do grande ecrã do teu iPad ou até do iPhone. Com um sisões deslizar desde a lateral, algo a que a Apple chamou de “Slide Over”, poderás utilizar duas aplicações abertas ao mesmo tempo ou alterar estas aplicações abertas utilizando gestos com 4 dedos.

Temos também o “Split View” uma funcionalidade que te dará a possibilidade de explorar (fazer scroll) os vídeos imagem a imagem ou “frame por frame”, uma funcionalidade que está reservada para o Apple iPad Air 2 devido às exigência de processador e memória RAM.Split-screen-view-and-multitasking

2-Muito menos espaço necessário para o iOS 9

Um dos inconvenientes do iOS 8 era o espaço livre necessário para o instalar, mais de 4.6 GB de memória interna era o mínimo para que pudesses instalar este sistema operativo. Pois bem, e que tal passar de 4.6 GB para 1.3 GB (espaço ocupado pelo iOS 9)? Como é que isso é possível, bem não sei mas os utilizadores de iPhone com apenas 16 GB de memória interna vão agradecer!iPad-mini-4---all-the-official-images-14

3-Maior performance e autonomia de bateria

Para aqueles de vocês que ainda não saibam, os novos Apple iPhone 6s e iPhone 6s Plus têm uma bateria com menor capacidade do que a geração anterior e diga-se de passagem, a autonomia dos iPhone’s sempre foi uma nódoa, sempre foi o seu calcanhar de Aquiles portanto é normal que a marca não poupe esforços para conseguir espremer mais uns minutos ou horas de uso dos seus dispositivos.

Como é que a Apple conseguiu aumentar a performance e reduzir o consumo de energia? Pois bem, redesenhando todas as animações entre menus e aplicações para algo mais simples e minimalista no  iOS 9, conseguindo assim até mais uma hora de utilização ou até 3 horas com o novo mode de baixo consumo de energia.

Vê também: O iPhone 6s tem uma bateria mais pequena do que o iPhone 6, sabes porquê?Performance-and-battery-life-improvements

A Siri e a assistência mais activa:

A Siri está ainda mais inteligente neste iOS 9, algo que suscitou algumas dúvidas sobre a privacidade dos utilizadores, um assunto que já foi esclarecido e esperemos que não volte a levantar dúvidas. Esta assistente pessoal estará mais atenta ao teu dia-a-dia relembrando-te de todos os eventos importantes, além de estar ciente da tua localização e actividades mais comuns, estejas no carro a conduzir ou no sofá a descansar.

A Apple introduziu também um novo assistente pro-activo neste iOS 9. Poderás programa-lo para começar a tocar as tuas músicas favoritas pela manhã quando for hora do teu jogging matinal ou ao fim do dia quando fores ao ginásio, bom, já perceberam onde quero chegar. Poderás também fazer-lhe perguntas mais directas sobre os conteúdos no teu equipamento e não te preocupes que todo o processamento ocorrerá no teu dispositivo, não será partilhada qualquer informação associada ao teu Apple ID.Proactive-Assistant

5- Apple Maps, Notícias e Notas Rápidas

O Apple Maps sofreu várias melhorias tanto na sua interface como nos conteúdos apresentados além de poderes pedir direcções à Siri, agora também com indicações de trânsito e transportes públicos para aqueles percursos citadinos.

Temos também uma nova aplicação de Notícias neste iOS 9, muito ao estilo da Flipboard, uma abordagem elegante e minimalista aos conteúdos que realmente queres ver. Podes personalizar os temas, as fontes de notícias e o layout geral desta nova aplicação.

Por último, terás também a possibilidade de tirar notas rápidas, algo semelhante ao Google Keep, com voz, som, imagem ou simplesmente anotações de texto.

Vê também: As novas funcionalidades do iPhone 6s (Siri e Live Photos) vs a Privacidade do UtilizadorNotes

As novidades do iOS 9 incluem também melhorias no serviço Apple Pay mas tendo em conta a sua baixa relevância em Portugal não é algo a que a maioria dos futuros utilizadores do iOS 9 dê valor.

A actualização para o novo iOS 9 começa a ficar disponível a partir das 16 horas de Lisboa, fica atento!

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).