Todas as novas funcionalidades do iOS 9 para dispositivos Apple

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Durante o seu evento a Apple mostrou aquilo que tinha vindo a desenvolver ao longo do último ano. Desde as novas funcionalidades do novo Watch OS, iPhone 6S e o Apple iPhone 6S Plus.

No meio de tantas novidades as referências à nova versão do sistema operativo da Apple para dispositivos móveis, o iOS 8.

Face às queixas referentes à lentidão com que milhares de utilizadores se depararam depois de instalarem o iOS 8 em dispositivos mais antigos, provavelmente por causa do vasto leque de novas funcionalidades dessa versão, o ritmo de adoção do iOS 8 foi bastante mais lento do que o inicialmente previsto. De qualquer forma, no dia em que o iOS 9 é focado na rapidez, performance e boa gestão de recursos mas mesmo assim ainda temos uma mão cheia de novas funcionalidades!

1-Ecrã dividido e o "Multitasking"

Já há muito que era esperada a inclusão destas funcionalidades no Apple iPad Air 2 devido às exigência de processador e memória RAM.

2-Muito menos espaço necessário para o iOS 9

Um dos inconvenientes do iOS 8 era o espaço livre necessário para o instalar, mais de 4.6 GB de memória interna era o mínimo para que pudesses instalar este sistema operativo. Pois bem, e que tal passar de 4.6 GB para 1.3 GB (espaço ocupado pelo iOS 9)? Como é que isso é possível, bem não sei mas os utilizadores de iPhone com apenas 16 GB de memória interna vão agradecer!

3-Maior performance e autonomia de bateria

Para aqueles de vocês que ainda não saibam, os novos Apple iPhone 6s e iPhone 6s Plus têm uma bateria com menor capacidade do que a geração anterior e diga-se de passagem, a autonomia dos iPhone's sempre foi uma nódoa, sempre foi o seu calcanhar de Aquiles portanto é normal que a marca não poupe esforços para conseguir espremer mais uns minutos ou horas de uso dos seus dispositivos.

Como é que a Apple conseguiu aumentar a performance e reduzir o consumo de energia? Pois bem, redesenhando todas as animações entre menus e aplicações para algo mais simples e minimalista no O iPhone 6s tem uma bateria mais pequena do que o iPhone 6, sabes porquê?

A Siri e a assistência mais activa:

A Siri está ainda mais inteligente neste iOS 9. Poderás programa-lo para começar a tocar as tuas músicas favoritas pela manhã quando for hora do teu jogging matinal ou ao fim do dia quando fores ao ginásio, bom, já perceberam onde quero chegar. Poderás também fazer-lhe perguntas mais directas sobre os conteúdos no teu equipamento e não te preocupes que todo o processamento ocorrerá no teu dispositivo, não será partilhada qualquer informação associada ao teu Apple ID.

5- Apple Maps, Notícias e Notas Rápidas

O Apple Maps sofreu várias melhorias tanto na sua interface como nos conteúdos apresentados além de poderes pedir direcções à Siri, agora também com indicações de trânsito e transportes públicos para aqueles percursos citadinos.

Temos também uma nova aplicação de Notícias neste iOS 9 dê valor.

A actualização para o novo iOS 9 começa a ficar disponível a partir das 16 horas de Lisboa, fica atento!

Talvez queiras ver:

  • Apple iPhone 6s e 6s Plus a caminho de bater o recorde de vendas do ano passado!
  • As novidade do Apple iPad mini 4: Design, Preços, Especificações
  • Aplicações nativas do iOS poderão ser removidas num futuro próximo
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.