Tim Cook afirma que Apple vai abrir novos caminhos à IA generativa

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Na última reunião de acionistas da Apple, Tim Cook prometeu que a empresa “vai abrir novos caminhos à Inteligência Artificial generativa”.

A revelação é feita pela agência de notícias Bloomberg e pelo site 9to5Mac. Mas infelizmente fica por saber quais vão ser esses novos caminhos.

Tim Cook fala em IA generativa para maior produtividade

imagem do logo da Apple num prédio
As declarações de Tim Cook sobre IA generativa tiveram lugar numa reunião de acionistas Crédito@Zhiyue/Unsplash

De acordo com a agência Bloomberg, nesta reunião de acionistas Tim Cook afirmou que acredita que a tecnologia de Inteligência Artificial generativa da empresa “vai desbloquear oportunidades transformadoras para os nossos utilizadores, ajudando-os a serem mais produtivos”.

No entanto, esta foi a única informação revelada sobre os avanços da Apple nesta área de crescente popularidade.

A Bloomberg avança também que, neste encontro, o CEO da Apple elogiou o Vision Pro, tendo mesmo chegado a afirmar que o dispositivo “exigia décadas de inovação”.

Estas novidades surgem depois de alguns rumores terem dado conta que o projeto para o primeiro veículo de condução autónoma da empresa foi cancelado e que a equipa envolvida está a ser deslocada para a área de Inteligência Artificial da Apple.

iOS 18 terá boas novidades relacionadas com IA generativa

Para já parece que o próximo iOS 18 será o principal beneficiado da tecnologia de IA generativa da empresa. Pelo menos, é essa a informação dada por Mark Gurman, jornalista na agência Bloomberg.

Avança o conhecido jornalista que a empresa vai integrar a tecnologia em várias das suas aplicações, tendo dado como exemplos a Apple Music, Pages, Kenote e Xcode.

Mas o destaque vai diretamente para a assistente digital Siri que vai sofrer uma alteração significativa para chegar na sua versão 2.0, com melhorias significativas nas suas interações com os utilizadores.

Parece que a aplicação mensagens também não vai ficar para atrás e passa a ter capacidade para responder a algumas perguntas básicas e para preencher frases automaticamente.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt