TikTok Music é o próximo serviço rival do Spotify e Apple Music

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O sucesso da rede social TikTok deve-se, atualmente, ao formato curto nos conteúdos em vídeo partilhados na sua plataforma. A popularidade deste novo tipo de conteúdo conquistou rapidamente o público jovem e levou gigantes como o grupo Meta (ex-Facebook) a imitar esta ideologia com os Reels no Instagram, fenómeno registado também nos Shorts do YouTube, por exemplo.

Em pouco tempo o TikTok tornou-se na referência para criação de conteúdos online. Aliás, de acordo com vários indicadores, compete já com o Google e Google Maps como principal meio de descoberta de novos locais e experiências.

Todavia, as ambições da ByteDance, atual detentora da TokTok, focam-se agora no streaming de música, setor liderado pelo Spotify e pelo Apple Music.

Do vídeo para o streaming de música, em breve teremos o TikTok Music

Em causa está uma submissão de patente efetuada pela casa-mãe do TikTok, a ByteDance, em maio último e agora de conhecimento público. Sucintamente, a nova patente visa proteger a marca "TikTok Music" com a descrição a apresentar um serviço de streaming de música em moldes similares ao do Spotify e Apple Music.

Mais concretamente, o serviço permitirá ao subscritor comprar, reproduzir, descarregar e partilhar música. Ao mesmo tempo, também poderão criar conteúdos como lista de reprodução, podendo-as também partilhar através da app. O melhor de tudo? O utilizador poderá comentar as músicas e claro, usar as faixas durante as suas streams em direto, bem como nos seus vídeos.

A novidade propriamente dita foi recebida com naturalidade por vários utilizadores. Uma vez que atualmente o TikTok já é uma das principais montras e plataformas de descoberta de nova música, o próximo passo será, como que naturalmente, providenciar um serviço alargado e com contornos similares ao do Spotify e Apple Music.

Uma nova experiência interativa de música como alternativa ao Spotify e Apple Music

A propósito, recordamos que esta mesma ByteDance já havia disponibilizado uma aplicação de streaming de música em mercados emergentes como o Brasil, Índia e a Indonésia. A app foi apelidada de Resso e integrou um projeto-piloto nesta área. Agora, a TikTok Music pode integrar o know-how adquirido e novas funcionalidades para se afirmar perante as líderes de segmento.

Note-se, porém, que de momento não sabemos exatamente quais serão os contornos desta aplicação e plataforma de música. Não obstante, será seguro perspetivar esta app como uma junção de rede social, streaming de música e plataforma de criação de conteúdos integrados no TikTok.

Por fim, tal como refere a publicação USPTO.

Editores 4gnews recomendam:

  • Smartphone barato da Samsung está mesmo a chegar e já aparece online
  • Moto S30 Pro é o próximo smartphone Motorola com chipset Snapdragon 888+
  • Samsung Galaxy A53 5G é a melhor alternativa barata ao Nothing Phone (1)
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.