Através do seu site oficial, a app TikTok informou que vai introduzir novas formas dos pais controlarem a forma como os filhos utilizam a rede social. Considerando que a maioria dos utilizadores do TikTok são menores e adolescentes, é uma medida importante para manter a segurança na aplicação.
Começando pela gestão de tempo, onde os pais vão conseguir verificar o tempo que os filhos passam na aplicação. Inclusive, os próprios utilizadores terão pequenos avisos e notificações do tempo que passam no TikTok, encorajando-os a fazer pausas para atividades offline.
Em segundo lugar, temos o Modo Restrito, que consiste em limitar o conteúdo menos apropriado. Dentro da app, existem opções de Bem-estar Digital, onde os pais conseguem configurar horários para o Modo Restrito.
Finalmente, temos o controlo de mensagens diretas. Desta forma, os pais podem restringir o envio e receção de mensagens ou mesmo desativá-las por completo. Esta função é extremamente útil, pois evita que os menores falem com estranhos na internet ou recebam mensagens inapropriadas.
Tudo será acessível pelo Family Safety Mode
Anteriormente, os pais precisariam de ter acesso ao telemóvel dos filhos para configurar as opções de segurança. Contudo, no início do ano, a TikTok criou o Family Safety Mode, que permite esse controlo de forma remota, com uma conta conjunta familiar. Basta que os pais emparelham os seus telemóveis com o dos filhos, através de leitura de código QR.
A TikTok já foi acusada várias vezes de ser uma plataforma insegura para crianças, principalmente devido à política de partilha de dados. Com estas medidas, a plataforma torna-se mais segura e "family friendly".
Editores 4gnews recomendam:
- Novos Samsung e Xiaomi recebem suporte para Netflix em HD e HDR: Vê a lista completa
- Nubia Play: um smartphone média-gama com 5G e bateria massiva!
- Instagram Stories vão ajudar a encomendar comida durante a quarentena!