TikTok introduz função mais pedida pelos utilizadores para melhorar o vídeo

Rui Bacelar
Comentar

A rede social mais popular de 2021, que influenciou não só o Instagram (Reels) como também o YouTube (Shorts), entre outras rivais, recebe agora uma das funções mais pedidas pelos utilizadores da TikTok.

Há excelentes notícias para quem cria vídeos para a plataforma a chegar já a diversos países.

Temos, com efeito, a disponibilização do vídeo em 1080p Full-HD para captação em alta qualidade. O anúncio foi feito pela própria rede social através de comunicado à imprensa onde também deu a conhecer as novas ferramentas criativas, bem como melhorias gerais para a plataforma e novos efeitos de vídeo.

Ativa o Upload HD e garante os teus vídeos em 1080p no TikTok

TikTok app Android
Alguns dos novos efeitos introduzidos pelo TikTok em comunicado à imprensa.

Em primeiro lugar e com maior impacto para os criadores de conteúdo passa a ser possível gravar vídeos e fazer o respetivo upload em qualidade Full-HD, portanto, 1080p. Para tal, ao fazer o upload, selecionem "Mais Opções" e ativem a opção para Upload HD. Ao ativar este botão, o vídeo carregado para a rede social terá a melhor qualidade permitida - 1080p.

Importa frisar que este novo trunfo está a ser gradualmente introduzido pela plataforma de vídeos curtos em diversos países. Dito isto, é provável que ainda não esteja disponível em Portugal, tendo em consideração o caráter gradual e faseado desta atualização.

Ademais, o TikTok permite também que os criadores usem novos efeitos e formas para editar os seus conteúdos. Temos, por exemplo, o efeito de Tela Verde ou Green Screen para além dos GIF's habituais que também recebem novos itens.

Há novos efeitos e opções de edição de vídeo a chegar à app TikTok

Since introducing longer videos, we’ve been blown away by all the ways our community has shared longer content. Today we’re highlighting creators who are making great use of the added time, using every extra minute to entertain, connect, and inspire. https://t.co/7hFdjvHlWv

— TikTokComms (@TikTokComms) 14 de dezembro de 2021

O reforço das opções criativas é feito com o intuito de atrair ainda mais utilizadores para a plataforma, além de dar mais ferramentas à já vibrante comunidade de criadores de conteúdo. Aliás, tal como é declarado pela empresa no comunicado à imprensa.

Assim, temos ainda mais GIF's disponíveis graças à parceria entre o TikTok e a plataforma GIPHY. É graças a este entendimento que podemos usar GIF's por cima do efeito de ecrã verde, por exemplo.

Mais ainda, temos também um novo modo que vai otimizar todos os vídeos captados. É adequadamente apelidado de Visual Enhancement e esta opção melhorará, com um simples toque, a exposição das filmagens, ajustes de cor, otimização de cenário com luz baixa / noite, entre outras opções para melhoria automática das filmagens.

Mais GIF's disponíveis no TikTok graças à parceria com a GIPHY

TikTok's added new editing tools and effects:✨ GIF Green Screen powered by @GIPHY ✨ New One-tap Visual Enhance button✨ New musical + animal voice effects✨ HD video uploadsFull details: https://t.co/oK4uoKbnri pic.twitter.com/KWfo9FV5AX

— Matt Navarra (@MattNavarra) 16 de dezembro de 2021

Temos ainda os novos Efeitos de Voz. São opções de personalização do áudio que nos podem por a soar como um animal (à nossa escolha), além de usar a síntese de voz para replicar o nosso discurso agora com esta "máscara animal".

Em suma, os utilizadores encontrarão os novos recursos de edição no painel direito, na página de Edição. Por fim, estas novidades são distribuídas e aplicadas de forma gradual pelo TikTok pelo que podem ainda não estar disponíveis em todos os dispositivos.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.