TikTok introduz função mais pedida pelos utilizadores para melhorar o vídeo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A rede social mais popular de 2021, que influenciou não só o Instagram (Reels) como também o YouTube (Shorts), entre outras rivais, recebe agora uma das funções mais pedidas pelos utilizadores da TikTok.

Há excelentes notícias para quem cria vídeos para a plataforma a chegar já a diversos países.

Temos, com efeito, a disponibilização do vídeo em 1080p Full-HD para captação em alta qualidade. O anúncio foi feito pela própria rede social através de comunicado à imprensa onde também deu a conhecer as novas ferramentas criativas, bem como melhorias gerais para a plataforma e novos efeitos de vídeo.

Ativa o Upload HD e garante os teus vídeos em 1080p no TikTok

Em primeiro lugar e com maior impacto para os criadores de conteúdo passa a ser possível gravar vídeos e fazer o respetivo upload em qualidade Full-HD, portanto, 1080p. Para tal, ao fazer o upload, selecionem "Mais Opções" e ativem a opção para Upload HD. Ao ativar este botão, o vídeo carregado para a rede social terá a melhor qualidade permitida - 1080p.

Importa frisar que este novo trunfo está a ser gradualmente introduzido pela plataforma de vídeos curtos em diversos países. Dito isto, é provável que ainda não esteja disponível em Portugal, tendo em consideração o caráter gradual e faseado desta atualização.

Ademais, o TikTok permite também que os criadores usem novos efeitos e formas para editar os seus conteúdos. Temos, por exemplo, o efeito de Tela Verde ou Green Screen para além dos GIF's habituais que também recebem novos itens.

Há novos efeitos e opções de edição de vídeo a chegar à app TikTok

O reforço das opções criativas é feito com o intuito de atrair ainda mais utilizadores para a plataforma, além de dar mais ferramentas à já vibrante comunidade de criadores de conteúdo. Aliás, tal como é declarado pela empresa no comunicado à imprensa.

Assim, temos ainda mais GIF's disponíveis graças à parceria entre o TikTok e a plataforma GIPHY. É graças a este entendimento que podemos usar GIF's por cima do efeito de ecrã verde, por exemplo.

Mais ainda, temos também um novo modo que vai otimizar todos os vídeos captados. É adequadamente apelidado de Visual Enhancement e esta opção melhorará, com um simples toque, a exposição das filmagens, ajustes de cor, otimização de cenário com luz baixa / noite, entre outras opções para melhoria automática das filmagens.

Mais GIF's disponíveis no TikTok graças à parceria com a GIPHY

Temos ainda os novos Efeitos de Voz. São opções de personalização do áudio que nos podem por a soar como um animal (à nossa escolha), além de usar a síntese de voz para replicar o nosso discurso agora com esta "máscara animal".

Em suma, os utilizadores encontrarão os novos recursos de edição no painel direito, na página de Edição. Por fim, estas novidades são distribuídas e aplicadas de forma gradual pelo TikTok pelo que podem ainda não estar disponíveis em todos os dispositivos.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.