TikTok aumentará duração dos vídeos para 5 (ou mais) minutos, atenção YouTube

Rui Bacelar
Comentar

O TikTok é a rede social em maior crescimento de acordo com a Statista, tendo recentemente aumentado a duração dos seus vídeos para 3 minutos. De igual modo, introduziu também as suas histórias ou Stories, tal como o formato rei do Instagram.

Em breve, contudo, a rede social quererá aumentar novamente a duração dos seus vídeos. Poderá fazê-lo até cinco (ou mais) minutos, tendo com principal objetivo a retenção dos utilizadores. No que lhe concerne, o YouTube aposta cada vez mais nos Shorts.

A rede social prepara-se para aumentar até 5 minutos a duração dos vídeos

TikTok is testing a longer 5 minute video upload limit 🕺 🤳🏻 pic.twitter.com/qiRbJmHkma

— Matt Navarra (@MattNavarra) 25 de agosto de 2021

A descoberta foi feita pelo perito em redes sociais, Matt Navarra, deparando-se com esta intenção da plataforma. Ainda que, para já, tal projeto esteja na fase de desenvolvimento, Navarra acredita que muito em breve a duração atual dos vídeos possa duplicar.

Aliás, Navarra acredita que futuramente este limite passará para 10 minutos num futuro não muito distante, mas só após o novo limite de 5 minutos se encontrar bem estabelecido. A medida, aponta o investigador, integra o plano a longo prazo do TikTok.

O seu testemunho foi partilhado primeiramente pela publicação norte-americana TheVerge, tendo, entretanto, outras publicações replicado a mesma história.

Vídeos no TikTok aumentarão para 5 minutos, posteriormente até 10 minutos

@MattNavarra TikTok allowing user to upload up to 10 minutes video 🤔 pic.twitter.com/S3fFITwsUr

— 𝑩𝑳𝑼𝑬 𝑾𝑰𝑻𝑪𝑯 🏴 (@blueasyraff) 19 de agosto de 2021

Mais recentemente vimos outras fontes a apontar um sério aumento da duração até 10 minutos para os vídeos no TikTok. Ainda que tal não tenha sido confirmado pela rede social, os relatos, fugas de informação e capturas de ecrã apontam nesse sentido.

Recordamos, a propósito, que o limite atual é de três minutos. É o triplo do limite original que catapultou esta rede social para a fama com vídeos de um minuto. Note-se ainda que o limite atual de três minutos esteve em testes desde o último mês de dezembro.

Serve isto para contextualizar o leitor e sensibilizar para a possibilidade de ainda termos longos meses de espera até que o limite passe para cinco minutos. Aliás, a mesma ratio é aplicável aos vídeos com dez minutos, uma atualização para o futuro (distante).

YouTube Shorts vs TikTok

😮 TikTok is rolling out ability to upload longer videos of up to 3 minutes long 🤳🏻 pic.twitter.com/9ifs7s7Uh3

— Matt Navarra (@MattNavarra) 2 de dezembro de 2020

De 60 segundos a 10 minutos o TikTok pretende cativar mais público e manter o atual mais tempo na sua plataforma. Ao mesmo tempo, o maior rival, YouTube, continua a fomentar a criação de Shorts, o seu formato concorrente na plataforma da Google.

Em síntese, vemos o TikTok a querer "transformar-se" no novo YouTube, ao passo que o YouTube se quer adaptar ao TikTok. Em simultâneo, o Instagram torna-se cada vez mais comercial, com os Stories a serem o formato nobre.

Por fim, aponta-se também para o TikTok a introdução das etiquetas com opções de compra a chegar numa atualização futura. Seja como for, é nesta rede que vemos o maior burburinho e quantidade de novidades a ser introduzida.

"O comércio nas redes sociais é importante porque é ali que estão os consumidores", apontou o presidente da plataforma Shopify, Harley Finkelstein.

Será o TikTok o futuro do YouTube?

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.