TikTok arranca 2021 com novo filtro AR que tira proveito do módulo LiDAR da Apple

Vitor Urbano
Comentar

A rede social TikTok decidiu finalmente tirar proveito da tecnologia LiDAR implementada no iPhone Pro e iPhone 12 Pro Max, lançando um novo filtro AR (realidade aumentada) que consegue tirar proveito da nova tecnologia, resultando num efeito muito mais realista capaz de interagir com o ambiente.

Para já, o único filtro é o de uma bola de celebração do novo ano, que após uma contagem decrescente explode, libertando centenas de confetti. Como se pode ver no tweet publicado pelo TikTok no Twitter, a integração do sistema LiDAR da Apple permite alcançar um resultado muito mais realista.

To ring in 2021 we released our first AR effect on the new iPhone 12 Pro, using LiDAR technology which allows us to create effects that interact with your environment - visually bridging the digital and physical worlds. We're excited to develop more innovative effects in 2021! pic.twitter.com/6yFD2FfHta

— TikTokComms (@TikTokComms) 6 de janeiro de 2021

Após a explosão de confetti, vemos que o filtro AR consegue reconhecer não só a posição exata do utilizador, mas também de todos os objetos presentes ao seu redor. A acumulação de confetti nos seus braços é evidente, caindo depois para o sofá assim que este sai de cena.

TikTok não é a primeira rede social a tirar proveito do módulo LiDAR da Apple

Ainda que se possa considerar inovador, é importante realçar que não foi o TikTok a primeira rede social a lançar um filtro AR que consegue tirar proveito das avançadas capacidades do sistema LiDAR da Apple. A primeira rede social a fazê-lo foi o inevitável Snapchat, que lançou os primeiros filtros em outubro de 2020.

Ainda que não tenha revelado informações concretas sobre os planos para 2021, o TikTok confirmou que irão lançar muitos outros filtros que tirem proveito do LiDAR.

Apple LiDAR iphone 12 TikTok filtro AR

Esperemos que consigam melhorar consideravelmente a prestação dos filtros AR, visto que apesar de impressionante, o seu primeiro filtro não é tão realista como seria de esperar.

No exemplo publicado no Twitter, é fácil perceber que o utilizador e o sofá não se encontram no mesmo plano de profundidade, não fazendo muito sentido que o sofá apenas "receba" confetti após o utilizador sair de cena. Ainda assim, não deixa de ser um filtro AR que oferece um resultado final muito mais realista.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.