Infelizmente a medida apenas se aplica (de momento) ao mercado doméstico dos Estados Unidos da América. Em todo o caso, é um claro sinal da intenção da marca liderada por Elon Musk em tornar mais acessíveis os seus carros elétricos ao grande mercado.
Após sucessivas reduções de preços, a marca norte-americana volta a baixar o preço da suas viaturas elétricas, no caso, os Model 3 e Model a serem contemplados com preços ainda mais competitivos. Importa frisar que, para já, esta medida não se aplica a Portugal.
Preços voltaram a cair para os veículos Model 3 e Model Y
Em todo o caso, são um bom sinal aparente da saúde fiscal da empresa cujos resultados trimestrais comprovam isso mesmo. As vendas dos seus veículos elétricos continuam a aumentar, ao passo que a produção segue o mesmo ritmo e tendência global de crescimento.
Como resultado, a Tesla pode otimizar custos de produção, escalando vários serviços e, desse modo, pode permitir-se baixar o preço de venda ao público. Com efeito, a empresa tem apresentado resultados cada vez mais saudáveis, refletindo-se tal também nos lucros da fabricante.
Dito isto, atualmente no website (e loja) da Tesla agora apresenta o Model 3 a partir de 38.990 dólares, caindo dos 40.240 anteriores. Em simultâneo, a versão Model 3 Long Range está agora listada por 45.990 dólares. Na prática, abaixo dos 47.240.
Temos ainda o Model 3 Performance apresentando agora um preço de 50.990 dólares - caindo dos 53.240. Por fim, também o SUV da empresa, o Model Y Performance baixou dos 54.490 dólares para 52.490 dólares.
Crescimento da empresa de Elon Musk permite baixar o preço para o público
Importa frisar, mais uma vez, que esta redução de preços, ainda significativa, só foi aplicada nos Estados Unidos da América. Há, de qualquer modo, uma boa probabilidade de estes novos valores serem replicados também na Europa face ao crescimento da marca.
A notória tendência de adoção dos veículos elétricos em detrimento dos carros com motor de combustão, aliada à qualidade dos veículos Tesla, tem feito com que a fabricante de Elon Musk supere as fabricantes tradicionais. Agora, com mais uma redução de preços, os valores ficam cada vez mais competitivos e, sem a menor dúvida, traduzir-se-ão num aumento das vendas.
Em todo o caso, certo é que estas são reduções granulares nos preços face aos cortes aplicados em setembro prévio nos Model S e Model X, cifrando-se então nos 20%. Além disso, evocamos também os cortes anteriores, em março deste ano, com o Model X a cair cerca de 10 000 dólares face aos valores prévios.
Alterações de preços podem chegar a Portugal
Em suma, já desde o final de 2022 que a Tesla começou a rever a sua política de preços em diferentes modelos e setores de operação. Tudo para fazer frente à reforçada concorrência no mercado e retração no mercado global.
Passo a passo, foram pequenas mudanças e alterações de preços como estas aqui relatadas que tornaram a Tesla tão competitiva neste mercado de veículos elétricos. Por fim, acreditamos que futuramente estas alterações também se reflitam na realidade portuguesa, a chegar à loja de Portugal.
Editores 4gnews recomendam: