Tesla vai trazer condução autónoma para a Europa em breve, confirmou Elon Musk

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Desde que decidiram lançar a primeira versão early beta do seu software Full Self Driving (FSD), a Tesla tem estado no centro das atenções por diversas razões. Não só este é um software revolucionário que coloca Elon Musk um passo mais perto de disponibilizar os primeiros carros autónomos, mas também por toda a controvérsia que tem gerado.

Nesta fase inicial, está apenas a ser disponibilizado a um restrito número de utilizadores nos Estados Unidos, não sendo aconselhável a sua utilização como "condução autónoma", mas sim como mais uma ferramenta de auxílio. Mas, como seria de esperar, foram muitos os vídeos que surgiram com testes de "condução autónoma" durante as últimas semanas.

Agora, numa fase em que mesmo os utilizadores norte-americanos não têm total acesso ao FSD, Elon Musk confirmou através da sua conta no Twitter que este software irá estrear brevemente na Europa. De acordo com o CEO, o primeiro país europeu a receber esta implementação será a Noruega.

Modo de condução autónoma da Tesla ainda vai gerar muita polémica

É verdade que a Tesla está constantemente a relembrar os utilizadores que este software está ainda em versão early beta e que é obrigatório atenção máxima enquanto ativo. Mas parece garantido que ainda irá gerar muitas notícias polémicas durante os próximos meses, especialmente com a sua expansão para outros mercados.

De acordo com a publicação de Musk, esta expansão vai apenas acontecer quando terminar a fase early beta nos Estados Unidos. Espera-se que isso aconteça já em dezembro, levando a acreditar que o FSD possa chegar aos carros da Tesla na Noruega já no início do ano.

O lançamento deste tipo de tecnologia em diferentes países poderá ser um desafio bem maior do que poderíamos imaginar. Considerando que todo o sistema se baseia na capacidade de reconhecimento visual do carro, as grandes diferenças nas marcações das estradas e até mesmo nos sinais de trânsito, poderão criar muitas dificuldades.

Além disso, é também importante considerar as diferenças no código da estrada em cada um dos países.

Editores 4gnews recomendam:

  • Tesla: vídeo de drone mostra que o piloto automático ainda tem que evoluir!
  • Tesla envolvida em nova polémica! Agora cobram um balúrdio para instalar rádio FM
  • Tesla Autopilot não é o melhor sistema de apoio à condução
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.