Tesla toma medida drástica nos seus carros elétricos

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Tesla vai começar a apertar o cerco aos seus utilizadores que não permitem a instalação de novas atualizações de software nos seus carros elétricos. Por isso, a fabricante informou agora que caso não permitam a instalação em breve, vão perder acesso a atualizações futuras e a uma "mão-cheia" de funcionalidades!

Durante muito tempo que, a Tesla tem verificado que alguns dos seus utilizadores evitam a instalação de atualizações de software propositadamente. São vários os motivos que podem levar os utilizadores a tomar esta decisão:

  • Limitações implementadas pela Tesla no AutoPilot
  • Não gostarem das alterações na interface
  • Limitações de autonomia e carregamento implementadas aos Model S mais antigos

Utilizadores poderão perder acesso a muitas funcionalidades essenciais no seu Tesla

Recentemente, foram muitos os utilizadores que confirmaram terem recebido uma mensagem consideravelmente “agressiva” por parte da Tesla.

Com um simples aviso de “melhorias de segurança”, são informados que para garantirem a compatibilidade e acesso às diversas funcionalidades do seu carro, precisam de atualizar o software pelo menos para a versão 2019.40.2.3 até ao dia 1 de maio.

Lista de funcionalidades que utilizadores poderão perder:

  • Futuras atualizações de software
  • Tesla App
  • Utilização de comandos de voz
  • Reprodução de conteúdos via streaming
  • Outras funcionalidades interativas poderão ser afetadas

Muitas destas funcionalidades fazem parte do núcleo da “experiência de um Tesla” e certamente que nenhum utilizador vai querer deixar de ter acesso a novas atualizações.

Considerando que o tempo limite é bastante alargado (1 de maio), esta parece ser uma ação para assustar os utilizadores, não querendo remover qualquer funcionalidade dos seus carros.

Atualizações de software são cruciais, independentemente do veículo ou dispositivo

Nem sempre as atualizações de software que recebemos nos agradam a 100%, seja num smartphone, computador, portátil, smartwatch ou carro elétrico. Existem dezenas de detalhes que te poderão fazer desejar não ter carregado no botão “atualizar”.

No entanto, é raro o caso em que uma atualização de software não chega com várias melhorias de performance, correção de bugs e melhorias de segurança.

Mais que possíveis alterações de visual ou implementação de novas funcionalidades, estas são melhorias cruciais para garantir a tua segurança e do teu dispositivo.

Por isso, certamente que não se deverá criticar a Tesla por esta ação, tendo apenas a segurança dos seus utilizadores em mente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Audi e-Tron: carro 100% elétrico e repleto de tecnologia!
  • Tesla Model X salva vida do utilizador em acidente impressionante! (vídeo)
  • Cuidado se comprares um Tesla em segunda mão! Podes ficar sem algumas funcionalidades
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.