Apenas 10 dias após anunciar a recolha de 2 milhões de carros nos Estados Unidos devido a problemas no Auto Pilot, a Tesla fará uma nova recolha de seus automóveis no país. Desta vez, 120.423 veículos serão recolhidos devido a uma falha de segurança nas portas.
Segundo a informação da Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA), órgão regulador de segurança no trânsito dos Estados Unidos, os novos carros a serem recolhidos são Model S e Model X fabricados entre 2021 e 2023.
Veículos não cumprem requisitos de segurança em caso de acidentes laterais
De acordo com a NHTSA, foi identificado que alguns veículos não cumprem determinados requisitos de segurança. Conforme o órgão explicou, há uma falha nos modelos referidos que não atende a padrões federais de proteção contra impactos laterais.
Para resolver o problema, a Tesla lançou uma atualização do software Over-The-Air (OTA). Esse tipo de atualização de software ou firmware é entregue geralmente via Wi-Fi ou redes móveis, o que permite que os veículos passem a cumprir os padrões de segurança sem que precisem fazer uma visita física à concessionária.
A NHTSA tem realizado várias investigações em torno de acidentes e falhas relacionados à fabricante de veículos elétricos de Elon Musk. No dia 15 de dezembro, o órgão anunciou o recall de cerca de 2 milhões de veículos da Tesla devido a problemas no sistema de condução autónoma da marca, o Auto Pilot (ou FSD — Full Self-Driving).
Desde 2016, mais de 50 acidentes relacionados ao Auto Pilot da Tesla foram registados, com 23 fatalidades. De lá para cá, a NHTSA abriu mais de 35 investigações.
Numa declaração oficial, a Tesla afirmou que vai corrigir as falhas do Auto Pilot a partir da implementação de um software com atualização remota (over-the-air). A atualização deve incorporar controlos e alertas adicionais ao sistemas.
Editores 4gnews recomendam: