Tesla é um verdadeiro sucesso em Portugal, quando comparada com Espanha

Bruno Coelho
3 comentários

O segmento dos carros elétricos continua em verdadeira ascensão em 2020, pese embora o abrandamento geral das vendas na indústria automóvel face à pandemia de Covid-19. E quando se fala de veículos movidos a eletricidade, a Tesla é a referência ter em conta.

Tesla vende praticamente tantos veículos em Portugal (1413) como em Espanha (1465). Mercado é 5,8 vezes maior

No último ano, a Tesla vendeu em Portugal 1413 novos veículos. Estes são números bem abaixo dos 1979 registados em 2019. Mas tal como avança o Jornal de Negócios, as vendas estão praticamente a par do mercado espanhol.

Ainda que o mercado automóvel espanhol seja quase seis vezes maior (mais precisamente 5,8 vezes), a Tesla vende no país vizinho quase o mesmo que em Portugal. Em 2020 foram registados em Espanha 1465 novos veículos da empresa liderada por Elon Musk.

Tesla Elon Musk

Tal significa que Espanha apenas contou com mais 52 automóveis da Tesla vendidos do que em Portugal. As quebras face a 2019 também foram bastante notórias, já que nesse ano foram registados no país vizinho 2050 novas matrículas Tesla.

Model 3 vende mais em Portugal do que em Espanha

Quando a conversa é sobre o Model 3, Portugal aparece mesmo à frente. Foram vendidos em Portugal 1273 unidades deste modelo, contra 1216 em Espanha. Os modelos mais caros, Model S (109 unidades) e Model X (140 unidades), acabam por revelar maior preponderância no país vizinho.

É importante registar que a Tesla contabilizou, em 2020, 0,97% da quota de mercado dos veículos ligeiros de passageiros. Já no país vizinho, contou apenas com 0,17%. Com 7876 veículos cem por cento elétricos vendidos em 2020, Portugal tem neste segmento 5,4% da quota de vendas de ligeiros de passageiros. Os 17 925 vendidos em Espanha, abarcam apenas 2,11% do total de ligeiros de passageiros vendidos.

Portugal continua assim a mostrar-se forte na eletrificação face a países como Espanha. E um dos grandes fatores a ter em conta será o facto de os combustíveis fósseis no país vizinho serem mais baratos do que em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.