Tesla contraria tendência negativa das vendas de carros em Portugal. Renault em queda-livre

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O ano de 2021 não começa da melhor forma para a indústria automóvel, e Portugal não é exceção. Durante o segundo mês do ano, os dados da ACAP (Associação do Comércio Automóvel de Portugal) revelam que foram matriculados 8311 novos veículos ligeiros no nosso país.

Vendas de automóveis ligeiros em Portugal caíram 59% em fevereiro face ao período homólogo

Em termos comparativos com o mesmo mês de 2020, pré-pandemia, regista-se uma queda abrupta de 59% nas vendas. Numa altura em que marcas como a Tesla conseguiram crescer face ao período homólogo, as líderes de mercado Peugeot e Renault caíram.

Tesla vendeu mais 66 carros em fevereiro do que no mesmo mês de 2020

Com grande tendência positiva está a Tesla. A fabricante 100% elétrica vendeu 140 carros durante este período (mais 66 do que em 2020). Nos dois primeiros meses do ano, a empresa liderada por Elon Musk viu registados no nosso país 262 veículos, com um crescimento total de 45%.

É bom registar que apesar do crescimento claro da Tesla, o rombo nas vendas do segmento elétrico também se fez sentir. Face fevereiro do ano passado, as vendas caíram 40%, passando de 815 para 481 veículos.

Durante este mês, a Peugeot voltou a liderar no segmento de ligeiros de passageiros com 1581 novas matrículas. Em segundo, mas bem atrás, surge a Mercedes com 853 veículos vendidos. A Citroen fecha o pódio com 811 veículos registados em fevereiro.

Renault cada vez mais longe da liderança do setor automóvel em Portugal

Longe dos tempos de glória no nosso país parece estar a Renault. Há um ano tinha uma quota de mercado de 13,8%, tendo agora metade - 6,9%. Durante o último mês, ficou-se pela quarta posição geral com 575 novas matrículas registadas.

Olhando para o panorama, é a Mitsubishi a registar a maior queda face a fevereiro de 2020 - 96%. Para a quebra geral nas vendas é apontado como grande culpado o fecho dos ‘stands’ de automóveis durante o período de confinamento imposto nas últimas semanas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Este carro elétrico barato bateu o Tesla Model 3 em vendas na China
  • Huawei: entrada no ramo dos carros elétricos pode acontecer este ano
  • Apple Car: analistas esperam receitas de 50 mil milhões até 2030
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.