Tesla Autopilot em veículos da concorrência? Elon Musk admite que é possível!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

A Tesla pode vir a licenciar a sua tecnologia de piloto automático para ser usada em veículos de marcas rivais, segundo admitiu o CEO Elon Musk durante uma chamada com investidores da marca. O executivo garantiu ainda que já foram realizadas reuniões preliminares com outras fabricantes de automóveis para este efeito.

A confirmar-se será possível no futuro outras marcas terem acesso ao software de condução autónoma da Tesla, bem como à rede neural de treino desenvolvida para melhorar esta tecnologia.

Tecnologias da Tesla podem vir a equipar veículos de outras marcas

A marca começou a disponibilizar uma versão de testes do Autopilot FSD (full self-driving) no final do ano passado. A versão completa do software permitirá assistência avançada ao condutor (ADAS), uma versão inteligente de um controlo de velocidade de cruzeiro para ser usado essencialmente em auto-estradas.

Musk garantiu que a Tesla vai procurar demonstrar de forma cabal a segurança desta tecnologia antes de assinar qualquer acordo de licenciamento do Autopilot.

A ideia é garantir que a marca não será penalizada por uma implementação incompleta de um sistema do qual depende a segurança do utilizador. Evidentemente a Tesla terá todo o interesse em evitar problemas judiciais que possam ter origem no seu funcionamento incorreto.

Elon Musk não revelou porém quais as marcas que já manifestaram interesse em usar o seu Autopilot, mas certamente que não faltam candidatos tendo em conta os avanços já conseguidos pela Tesla.

Tesla terá de garantir a segurança do Autopilot

O executivo destacou ainda que a sua marca não tem como objetivo a criação de muros e que sempre esteve nos seus planos a disponibilização dos desenvolvimentos da Tesla a outras marcas que possam ter interesse.

Cita como exemplo a rede de carregamentos com recurso aos Superchargers, acessível a todos os veículos compatíveis. A Tesla licencia também algum do seu software de autonomia à concorrência.

Não deixa de ser agradável perceber que algumas das tecnologias mais avançadas do planeta no que diz respeito à condução autónoma podem chegar no futuro a mais pessoas.

Com certeza a uniformização de métodos seguros e fiáveis tem o potencial de provocar maior confiança no consumidor na hora de escolher o seu próximo automóvel. Desta forma a caminhada em direção ao futuro assentará em passos mais firmes.

Editores 4gnews recomendam:

  • Novo Tesla Model S corre Cyberpunk 2077 e The Witcher 3 quase tão bem quanto PS5 e XSX!
  • Tesla: empresa de Elon Musk atinge feito histórico em 2020
  • Tesla revela novo Model S. Interior renovado e autonomia para mais de 800 km
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.