Tesla acusa engenheiro de roubar software da empresa

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Não é a primeira vez que a Tesla suspeita que algum dos seus próprios funcionários se apodera ilegalmente da sua tecnologia, mas o caso mais recente que veio a público pode ser especialmente grave. A companhia de Elon Musk avançou com um processo contra o engenheiro Alex Khatilov por alegado roubo do software Warp Drive.

O Warp Drive é usado nos sistemas de compras automáticas e outras funcionalidades da Tesla e a marca suspeita que Khatilov roubou o software poucos dias depois de ser contratado.

Software da Tesla é algo muito valioso

Segundo o processo judicial, o engenheiro em questão terá sido contratado em dezembro de 2020 e procedeu imediatamente à cópia de milhares de ficheiros relativos à Warp Drive para a sua conta pessoal do Dropbox.

A Tesla acusa-o ainda de tentar esconder as suas ações e mentir depois de ter sido questionado sobre o sucedido. Khatilov insistiu que apenas estaria a transferir ficheiros pessoais quando foi apanhado pelos investigadores da marca.

Depois de ter concedido acesso à sua conta Dropbox e da equipa de investigação ter encontrado os ficheiros da Warp Drive, o sujeito disse ter-se "esquecido" que os tinha em sua posse. Como se não bastasse, tentou depois apagar a sua conta e todos os ficheiros nela contida.

Tesla é alvo de constantes tentativas de roubo de informação

A Tesla revelou não ter a certeza se Alex Khatilov terá agido sozinho ou se terá contado com a colaboração de outros funcionários. Seja como for os responsáveis pela empresa acreditam ser possível que este homem tenha roubado mais do que apenas os ficheiros da Warp Drive.

Uma vez que estaria a trabalhar remotamente devido à pandemia da Covid-19, é mais difícil ter real noção das suas ações uma vez que pode ter tido tempo para apagar outros possíveis crimes.

A Tesla tem lidado, ao longo dos anos, com vários funcionários que acabam por se transformar em espiões industriais. A marca de Elon Musk tem algumas tecnologias proprietárias de enorme valor, e procura reforçar a sua segurança e controlo sobre os segredos dos seus veículos elétricos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Sonhas com um Tesla Model S descapotável? Há quem já tenha criado um
  • CEO da Volkswagen adere ao Twitter e 'atira-se' a Elon Musk e à Tesla
  • Starlink: internet por satélite de Elon Musk atinge novo recorde de velocidade!
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.