Já sabemos que nas rescisões de contrato com operadoras de telecomunicações, temos que estar preparados para qualquer imprevisto. Perto do final da minha fidelização com a Vodafone, a minha intenção era baixar o valor que pago com menos serviços e sem contar com uma fidelização longa.
Como não tenho queixas da minha experiência com o serviço de net fixa da Vodafone, obtei pela Amigo visto usar a mesma infraestrutura. Mas esta transição teve uma situação muito estranha.
Deixei de conseguir fazer o teste de cobertura de fibra no site da Amigo
Já estava informado que não existe migração direta da Vodafone para a Amigo. Depois de terminar a chamada para rescindir o contrato com a operadora, fui aderir ao serviço da Amigo que tinha validado a minha cobertura um dia antes. O inesperado aconteceu e fiquei com o teste de cobertura da fibra bloqueado. Passar por esta fase é obrigatória para iniciar o processo de adesão ao serviço da Amigo.

Quando cliquei para verificar a cobertura no site da Amigo, o serviço ficou em "loading infinito" que passadas duas horas ainda estava a decorrer. Eu terminei a chamada às 10h00, e só às 14h00 é que ficou a funcionar novamente com a garantia da cobertura de fibra como tinha visto anteriormente sem problemas.
O mais estranho foi que a partir do meu telemóvel, que tenho associado a outra operadora, o serviço de verificar a cobertura funcionou sem problema durante o período que bloqueava usando a net fixa da Vodafone. Tendo sempre que passar por esta fase de validação inicial, aproveitei e fiz a adesão à Amigo a partir do telemóvel sem quaisquer entraves.

Nos dias anteriores, já tinha testado a cobertura da minha morada no site da Amigo e estava tudo ok como se vê na imagem acima e não esperava esta situação.
Coincidência ou não, o timing deste serviço bloquear não foi o melhor, ainda por cima sabendo que a Amigo é a operadora lowcost da Vodafone. Tinha tudo corrido bem na chamada de rescisão do serviço, o operador foi prestável e até apresentou uma proposta que o ano passado teria aceitado sem pestanejar. No entanto, a proposta nunca iria ser abaixo dos 20 euros e sempre com 24 meses de fidelização que não estava interessado.
Mais sobre operadoras:
- Os tarifários mais baixos de rede móvel após os aumentos do início do ano
- Melhores dicas para renegociares o contrato com a tua operadora
- Há um aumento de 50% na portabilidade de números de telemóvel e nós suspeitamos da razão