A Samsung é uma grande referência no setor das televisões e, ao que tudo indica, a sua oferta poderá ficar ainda mais apetecível. Isto porque, ao que consta, a marca sul-coreana está a trabalhar numa forma mais eficiente que poderá reduzir os custos das suas TVs.
De acordo com a SamMobile, fonte especializada da Samsung, o enfoque é na tecnologia dos painéis QD-OLED. A grande inovação tem a ver com uma técnica de reciclagem de tinta de ponto quântico, que pode recuperar até 80% dessa mesma tinta anteriormente desperdiçada.
Entrando em detalhes mais técnicos, isso quer dizer que camadas densas de tinta de ponto quântica vermelha e verde tendem a ser depositadas no painel. A mesma fonte avança que isso acontece por impressão de jato de tinta. Esta é libertada por bicos micrométricos, sendo que 20% da tinta costuma ficar presa nos bicos.
Este “upgrade” de tecnologia em termos práticos
Ainda que se trate de uma questão bastante técnica, é importante referir o principal que esta tecnologia permite: poupar. Segundo a própria Samsung, é expectável que esta melhoria pode ajudar a poupar até perto de 7 milhões de euros, só com tecnologia de reciclagem. Isso pode fazer com que o preço de venda também possa diminuir.
Quem se pronunciou sobre o assunto foi Seongbong Kim. O representante da Samsung Display referiu que “com o QD-OLED da Samsung Display a receber ótimas avaliações, estamos a usar mais tinta QD do que nunca”.
Na lógica do consumidor, a parte mais importante que este acrescenta é que “ao desenvolver esta tecnologia inovadora que recicla tinta QD de alta qualidade internamente, contribuiremos não apenas para a redução de custos, mas também para a reciclagem de recursos“ (via SamMobile).
Não são só as televisões que poderão ficar mais baratas
Ao se efetivar uma redução de custo nos painéis QD-OLED, é possível que a redução de preços não se sinta apenas no setor das televisões. Esta melhoria tecnológica também faz com que seja possível vermos monitores a custos mais reduzidos.
Recorde-se que a Samsung, há bem pouco tempo, criou uma equipa dedicada a estudar maneiras de mitigar o desperdício nos painéis QD-OLED. Esta é composta por engenheiros especializados em várias áreas, que, em agosto de 2024, conseguiram criar uma instalação de reciclagem de pontos quânticos.
Para que a tinta reciclada fique com as mesmas qualidades da tinta original, tem de passar por vários processos. A boa notícia, segundo a SamMobile, é que o nível de qualidade verificado tem sido bastante similar. Resta esperar para ver o impacto real que esta inovação terá.
Na Amazon Espanha podes encontrar esta TV OLED 8K da Samsung de 55 polegadas com baixa de preço e excelentes avaliações. Se procuras algo numa faixa de preço mais baixa, dá uma olhada na TV QLED 4K 2024 43" da Samsung que é também uma excelente opção.