Telemóveis Samsung podem ter tecnologia mais avançada do que o OLED em 2025

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

A tecnologia dos painéis OLED surpreendeu o público ao permitir uma melhor qualidade de imagem, reduzir as bordas pretas ao redor do ecrã e oferecer ecrãs flexíveis, como os utilizados nos telemóveis dobráveis. No entanto, a Samsung pode ir ainda mais longe e apresentar um novo tipo de OLED em 2025.

De acordo com relatórios de várias fontes, a gigante sul-coreana está a desenvolver painéis OLED fosforescentes azuis, também conhecidos como PHOLED. Esta nova tecnologia pode resultar numa redução significativa do consumo de energia em comparação com os OLEDs atualmente em uso.

A produção dos painéis PHOLED ainda enfrenta obstáculos

samsung painel oled
Atualmente, a Samsung utiliza painéis OLED em seus telemóveis topo de linha (Imagem: Shutterstock / Framesira)

Segundo a página japonesa The Elec, o plano inicial da Samsung era lançar os painéis PHOLED já em 2024, para os futuros Galaxy Z Fold 6 e Galaxy Z Flip 6. No entanto, o adiamento para 2025 teria ocorrido devido a um atraso no seu desenvolvimento.

Por enquanto, a nova tecnologia resulta em painéis com uma vida útil 45% menor do que os ecrãs com OLED atualmente em uso. Apesar disso, a Samsung está determinada a superar esse obstáculo, considerando a diferença de eficiência luminosa e a redução no consumo energético.

Atualmente, os painéis OLED utilizam subpixels fosforescentes verdes e vermelhos, mas com diodos azuis fluorescentes. Os diodos azuis fosforescentes da tecnologia PHOLED proporcionam uma eficiência luminosa interna de 100%, em comparação com os 25% observados em materiais fluorescentes.

A expetativa atual é que a Samsung prossiga com seu plano de se tornar a primeira na indústria a produzir os painéis PHOLED em massa, com um possível lançamento para o segundo semestre de 2025.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Jornalista há mais de 10 anos, a Sabryna especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.