Já se sabe que a Apple tende a trabalhar numa lógica de ecossistema, entre os mais diversos produtos e recursos da marca. Isso faz com que o iOS, por vezes, possa parecer uma espécie de “ilha”, mas, ao que tudo indica, vêm aí algumas mudanças.
De acordo com a Android Police (AP), a União Europeia (UE) e o Digital Markets Act estão a obrigar a Apple a abrir a sua App Store, dar suporte ao RCS e ter, inclusive, portas USB-C em todos os telemóveis. No entanto, as mudanças não deverão ficar só por aqui.
Air Drop e Air Play são algumas das novidades que deverão passar a funcionar com dispositivos Android, por exigência da UE
É de prever que, num futuro próximo, cheguem novos "recursos para interatividade", "recursos para transferência de dados" e "recursos para configuração e instalação de dispositivos" que beneficiem users de Android. Um dos grandes destaques vai para o AirDrop.
Com base no documento emitido pela União Europeia, “a Apple deve fornecer interoperabilidade efetiva com o recurso AirDrop”. Por outras palavras, a UE faz questão que a marca permita que utilizadores externos ao ecossistema iOS possam usar a API do AirDrop "de uma forma que seja igualmente efetiva quanto a solução disponível para a Apple".
A somar a isso, a UE frisa ainda que, sempre que houver atualizações, a Apple deverá fazê-las ao mesmo tempo para todos os utilizadores, não só de iOS. É também exigido que a empresa da “maçã trincada” facilite o uso do AirPlay, para quem tem Android, como são exemplos dispositivos de Samsung, Xiaomi e companhia.
No documento, pode ler-se que "a Apple deve fornecer interoperabilidade efetiva com o recurso AirPlay". A lógica desta medida seria bastante semelhante à do AirDrop. Ou seja, seria dado acesso AirPlay a todos os dispositivos de terceiros, que passariam a atuar como recetor AirPlay. Desse modo, permitiam que “o dispositivo iOS transmita conteúdo para um dispositivo físico conectado de terceiros".
Mais recursos de interatividade, transferência de dados e instalação do dispositivo
Na lógica da troca de arquivos, de iOS para Android e vice-versa, seria um upgrade bastante interessante e que iria facilitar a vida a muitos utilizadores. Ainda assim, vale a pena referir os restantes recursos que a UE pretende ver disponibilizados pela Apple.
Sem contar com o AirDrop e o AirPlay, podemos dividir estes recursos em três grupos: interatividade, transferência de dados e configuração/instalação de dispositivo. Segundo a AP, eis as exigências feitas pela União Europeia.
Interatividade
Notificações iOS
Execução em segundo plano
Troca automática de áudio
Transferências de dados
Conexão Wi-Fi ponto a ponto de alta largura de banda
Serviços de transferência de arquivos sem fio de curto alcance
“Media Casting”
Configuração/instalação do dispositivo
Emparelhamento acionado por proximidade
Conexão Wi-Fi automática
Controlador NFC no modo Leitor/Gravador
Resta esperar para ver se a mudança acontece, efetivamente, e se sim, em que moldes. Para já, a previsão da UE é que as mudanças aconteçam até ao final de 2025.