Facebook pode estar a seguir-te mesmo quando estás offline. Eis como impedir!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Facebook tira partido da atividade, informações e vários dados do utilizador para aperfeiçoar a sua plataforma, melhorar a nossa experiência de utilização e rentabilizar a sua rede social. Mas, sabias que o Facebook te segue mesmo quando não estás online?

Sim. Mesmo quando não estamos online a usar a sua aplicação, ou através do website, o Facebook mantém um olho atento ao nosso histórico de navegação. Em seguida damos-te a conhecer a "Atividade fora do Facebook" e como lhe podes por um travão!

O Facebook faz um autêntico stalking à nossa atividade na Internet

A rede social pode seguir os utilizadores e registar a atividade dos mesmos noutras plataformas e serviços, mesmo que estes tenham fechado a app do Facebook. Esta é a parte preocupante, ou mesmo assustadora tendo em conta o acervo de informações.

Portanto, se estiverem a navegar pelo Safari, Chrome, Google Maps, a jogar algo no telefone, a fazer compras através de algum website, ou a ler as notícias online, o Facebook pode estar a registar todos esses passos.

Felizmente, há uma solução.

Como desligar a "Atividade fora do Facebook"

  • Através do smartphone ou tablet, abrir a aplicação do Facebook (Android ou iOS)
  • Aceder às Opções - canto superior direito - ícone com as 3 linhas horizontais
  • Deslizar (scroll) até à secção Definições e privacidade - aí, tocar em Definições

FAcebook

  • Deslizar (scroll) até aparecer a secção "As tuas informações do Facebook"
  • Tocar na opção "Atividade fora do Facebook" e, em seguida em "Mais opções"

Facebook

  • Caso queiram desativar esta opção do Facebook devemos tocar secção "Mais opções"
  • Alternativamente podemos gerir a nossa atividade fora do Facebook e ver todos os dados partilhados com a rede social, sendo aí necessário introduzir a palavra-passe da conta.
    Aí também podemos apagar o histórico de toda a atividade registada quando o Facebook não é utilizado. Note-se que a opção de registo da atividade fora do Facebook continua ativa.
  • Para desativar esta opção do Facebook devemos (retroceder se for o caso e) tocar em "Mais opções"

Facebookj

  • Surgirá uma janela flutuante no fundo do ecrã intitulado de "Mais opções"
  • A partir dessa janela, selecionar "Gerir a atividade futura

Facebook

  • Em seguida, voltar a tocar em Gerir atividade futura - botão azul no fundo do ecrã
  • Podemos agora desativar a opção "Atividade fora do Facebook futura - tocar no interruptor

Facebook

  • Ao desativar a opção o Facebook apresentará de imediato uma nova janela flutuante, ou prompt
  • Tocar novamente em Desativar - botão azul no fundo do ecrã
  • O registo da atividade que fazemos fora do Facebook está, por fim, desativado.
  • O processo é reversível a qualquer momento, caso o desejem.

Ao longo deste procedimento a rede social apresentará, por diversas ocasiões, as vantagens de fornecermos este tipo de dados. É uma forma de desincentivar o utilizador que possa querer desligar este interruptor e fechar esta "torneira" de informações.

Porque é que o Facebook regista o que fazemos fora do Facebook?

"Recebemos a atividade dos negócios e organizações que usam as nossas ferramentas de negócios para poderem compreender melhor a forma como o seu site, a sua app ou os seus anúncios estão a correr. Usamos a tua atividade para te mostrar anúncios relevantes e para te sugerir coisas que possam ser do teu interesse".

Em síntese, a rede social usa todas estas métricas para nos apresentar publicidade dirigida, os target ads. Ao desativar esta função, as publicidades apresentadas não refletiram, tão fielmente, os nossos gostos, pesquisas e possíveis necessidades.

Note-se ainda que ao desativar esta função o Facebook continuará a apresentar publicidade. Significa apenas que a publicidade será mais aleatória e não um produto das nossas escolhas, histórico, pesquisas e atividade fora da rede social.

Caso persista alguma dúvida na gestão ou desativação da "Atividade fora do Facebook", a rede social preparou uma página com guia em vídeo para mostrar detalhadamente todos os passos necessários para controlar esta opção.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.