Telegram atualiza app de mensagens com excelentes novidades para 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Telegram é uma das melhores alternativas ao WhatsApp para comunicações instantâneas com família e amigos. Agora, com a última atualização geral da plataforma, temos um gestor de descargas (downloads), novo design para vários menus, entre outras novidades a chegar com a mais recente versão do mensageiro.

Mais versátil que nunca, a plataforma Telegram tem novas funções a chegar gradualmente à plataforma, um forte estímulo para manter a base de utilizadores fieis, bem como fazer frente à concorrência. Com efeito, esta é uma das maiores atualizações da Telegram, repleta de funções úteis para qualquer tipo de utilizador.

Temos, desde logo, um novo gestor de transferências / downloads, um menu semi-transparente na interface para Android e muito mais. Em seguida damos a conhecer os destaques e melhorias.

1. Novo gestor de transferências na Telegram

Telegram app

Sempre que o utilizador descarregar um ficheiro no Telegram verá um novo ícone na barra de pesquisas. A partir daí poderão ver, organizar, pausar e / ou retomar as transferências pendentes. Trata-se, com efeito, de um novo gestor de downloads completo.

Para utilizadores mais intensivos da plataforma esta ferramenta será útil para não se desnortear, sobretudo se estiverem a receber vários ficheiros em simultâneo.

2. Menu e cabeçalho transparente em Modo Noturno / Escuro

Além disso, também temos melhorias cosméticas para o menu e interface dos ficheiros anexados. Agora, sempre que tentarem partilhar algum conteúdo (ficheiro) verão uma interface mais moderna, mais transparente e com aspeto atual.

WhatsApp

Importa notar que já em junho de 2021 a Telegram havia introduzido o conceito de cabeçalhos transparentes ou semi-transparentes para os utilizadores em iOS. Agora, contudo, esta mesma atualização traz o aspeto renovado para os utilizadores Android.

Note-se que este aspeto, mais transparente em vários menus e cabeçalhos, é automaticamente ativado pelo Telegram quando em Modo Noite. Esta configuração pode, posteriormente, ser personalizada nas definições da aplicação para Android e iOS.

Portanto, o comportamento da plataforma de comunicações é altamente personalizável, bastando para tal configurar como é que o a app se deve comportar assim que o sol se põe, por exemplo.

3. Aspeto renovado para o menu de login na Telegram

A plataforma de comunicações tem um novo aspeto e dinâmica para o processo de autenticação. Mais concretamente, no Android e no macOS, a forma como fazemos o login foi aprimorada com novas animações fluidas.

Por outro lado, para os utilizadores em Android, podemos agora desfrutar das novas animações durante a inserção do código de verificação, com os dígitos do código de login a deslizarem para o lugar.

4. Transmissão ao em direto para outras Apps

Telegram atualizado na versão 8.6⁠• Transmissão Ao Vivo Com Outros Apps (OBS Studio e XSplit Broadcast)• Gerenciador de Downloads• Novo Menu de Anexo• Fluxo de Login Redesenhado• Links de Número de TelefoneE muito mais!#Telegramhttps://t.co/scAvGsViYT

— Jose Luiz Zanon (@zanonfilho_49) 11 de março de 2022

As opções de conexão entre a Telegram e outras aplicações também estão reforçadas. Na prática, tanto os Grupos como os Canais são compatíveis com livestreams, as transmissões em direto de vídeo com público ilimitado.

Para streamers, jogadores, ou qualquer interessado, esta é uma nova forma de comunicação com os respetivos fãs e seguidores, pois, com esta atualização, podemos transmitir a partir das ferramentas de streaming, como o OBS Studio e XSplit Broadcast, para adicionar sobreposições e layouts de várias ecrãs com facilidade.

5. Ligações (links) para o número de telefone na Telegram

Por fim, temos também uma forma mais fácil de linkar para um determinado perfil de utilizador. Na prática, qualquer pessoa pode agora criar um link que encaminhe logo para o seu utilizador de Telegram.

Até ao momento os utilizadores dependiam do t.me/username para partilharem rapidamente uma ligação para o respetivo perfil nesta plataforma. Agora, é possível usar os links t.me para números de telefone como, por exemplo, t.me/+12345678900.

Na prática, sempre que um não utilizador do Telegram clica no respetivo link t.me, agora a página Web mostrará mais detalhes e informações como o histórico completo dos chats, bem como os canais públicos.

Há ainda mais novidades e melhorias específicas para esta plataforma, listada em página própria e distribuídas de forma gradual aos utilizadores da Telegram.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.