TCL 20 R é oficial: o novo rival do Xiaomi Redmi Note 10 com um defeito

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A TCL é uma fabricante que tem vindo cada vez mais a cimentar a sua posição no mercado europeu, e mais concretamente em Portugal. Ao longo do ano, a marca tem lançado vários smartphones da série TCL 20, e o mais recente integrante é o novo TCL 20 R 5G.

Este novo equipamento destina-se ao mercado de gama-média, para quem quer um smartphone com 5G sem gastar muito. E a julgar pelas suas especificações, chega para rivalizar com equipamentos como o Redmi Note 10 5G da Xiaomi. Embora fique atrás deste em pontos essenciais.

TCL 20 R 5G é comandado pelo processador MediaTek Dimensity 700

O novo TCL 20 R 5G chega com o mesmo processador da alternativa da Xiaomi: o MediaTek Dimensity 700. Este é acompanhado por 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno expansíveis via microSD.

Ecrã com resolução de apenas HD+ é impensável nesta faixa de preço

Quando chegamos à parte do ecrã é que as coisas ficam mais negras. Temos aqui um painel de 6,52” polegadas com 90Hz de taxa de atualização e 180Hz de taxa de resposta ao toque. Mas ao contrário do rival da Xiaomi, este TCL conta apenas com resolução HD+ (1600 por 720 pixeis).

TCL 20 R 5G

Os utilizadores podem contar com uma câmara principal de 13MP, e lentes secundárias de 2MP para macro e profundidade. Ainda na parte de trás encontramos também o sensor de impressões digitais. O terminal tem Android 11 de fábrica com a TCL UI por cima.

A bateria deste novo smartphone cifra-se nos 4500mAh com 10W de carregamento pouco rápido para os padrões de 2021. Além da porta USB-C, os utilizadores têm também direito a entrada para jack 3.5mm. À conetividade 5G junta-se também o WiFi AC, Bluetooth 5.2 e o já imprescindível para muitos NFC.

Preço e disponibilidade do TCL 20 R 5G:

No final deste mês o TCL 20 R 5G chega à Europa por 249 €. Será vendido em cinzento (Granite Gray) e azul (Lazurite Blue).

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.