Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

MIUI 12.5 Enhanced Edition traz problemas ao smartphone Xiaomi POCO F3

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A MIUI 12 da Xiaomi veio causar vários problemas em diversos modelos de smartphones da marca. Fê-lo devido a imperfeições no software desta interface própria, mas visa agora corrgir tais lapsos com a MIUI 12.5 Enhanced Edition. No entanto, a atualização está agora disponível para o smartphone POCO F3 e, de acordo com os utilizadores, traz novos problemas.

Após uma abundância de queixas com a MIUI 12 e, mais concretamente, com a MIUI 12.5, a fabricante quer resolver todas as imperfeições de uma só feita com a MIUI 12.5 Enhanced Edition. Infelizmente, continuamos a ter razões de queixa.

A atualização da MIUI veio trazer novos erros e bugs ao POCO F3

Os erros mais comuns introduzidos pela nova atualização são as reinicializações espontâneas do POCO F3. Com efeito, são já múltiplos os relatos de reboots do telefone sem que o utilizador tenha feito alguma coisa. Exatamente o que causa o reboot espontâneo do POCO F3 não é conhecido, mas a Xiaomi estará já a investigar as causas de tal.

De qualquer modo, a fabricante não deveria ter apressado a distribuição da MIUI 12.5 Enhanced Edition. Note-se que esta seria a versão redentora para vários smartphones Xiaomi. Infelizmente, está a revelar-se o oposto, trazendo consigo novos problemas.

Alguns utilizadores sugerem reduzir o brilho do ecrã para valores mínimos e, sobretudo, desativar a funçaõ de brilho automático. Ao mesmo tempo, sugerem que se ative a função de expansão da memória RAM. Daqui podemos inferir que a reinicialização pode ser causada por uma sobrecarga da ocupação e uso da memória RAM. Carecemos, contudo, de confirmação oficial.

Desativar o brilho automático e ativar a expansão de RAM

Ainda que seja prematuro afirmar que este é um problema global, certo é que são já múltiplos os casos em Portugal. Ao mesmo tempo, vemos também relatos internacionais na página de comunidade MI, indicando que este é um problema complexo.

Por outro lado, outros utilizadores e respetivas unidades do POCO F3 continuam a funcionar na perfeição após a instalação. Aliás, a MIUI 12.5 Enhanced Edition veio corrigir os problemas apontados até então. Para estes utilizadores, está tudo normal.

Por fim, talvez seja melhor esperar antes de instalar a compilação V12.5.3.0.RKHMIXM do software para o POCO F3. Não temos informações sobre a disponibilização de uma atualização de correção, mas acreditamos que tal não tarde.

A MIUI 12.5 Enhanced Edition deveria corrigir os bugs da MIUI 12 e MIUI 12.5

Com a chegada gradual da MIUI 12.5 Enhanced Edition aos utilizadores Xiaomi, bem como ao smartphone POCO F3, contávamos com a correção definitiva dos bugs. Todavia, agora que a versão global do POCO F3, disponível em Portugal, recebeu o update, as queixas subsistem. Aliás, há o relato de novos erros introduzidos com a atualização que deveria corrigir os existentes.

Os relatos somam-se no fórum e comunidade oficial da Xiaomi, bem como nos grupos de Facebook e demais redes sociais dedicadas à Xiaomi. Em particular, para o POCO F3 este update estava agendado para o quarto e último trimestre do ano. No entanto, a Xiaomi conseguiu agilizar a sua disponibilização, apressando a chegada do mesmo aos utilizadores espalhados pelo globo.

Infelizmente, este apressar da distribuição pode ter deixado escapar alguns erros ou bugs novos. Os relatos dos utilizadores, nos quais se incluem casos em Portugal, apontam novas falhas para o produto após receber a MIUI 12.5 Enhanced Edition.

Caso já tenham recebido esta atualização no vosso POCO F3 pedimos também algum feedback.

Editores 4gnews recomendam:

  • Trust quer conquistar-te neste Regresso às Aulas com as suas cadeiras Gaming
  • Primeiro carro elétrico a combinar Android e processador ARM da Qualcomm chegou
  • Samsung Galaxy: estes são os smartphones com direito à atualização One UI 3.1.1
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.