Tablets: Apple domina o mercado com a Samsung e Huawei a perder vendas

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A empresa que analisa quotas de mercado IDC lançou um relatório em relação às vendas de tablets no segundo trimestre de 2019. Os números mostram uma liderança contínua da Apple, devido aos seus iPads.

Na verdade, a Apple registou um crescimento anual de 6.1% nos iPads, um número extremamente positivo para a empresa. A empresa da maçã tem vindo a sofrer um declínio de vendas nos iPhones portanto este crescimento é certamente bem vindo.

As 5 marcas de tablets com mais quota de mercado no mundo

  1. Apple - 38.1%
  2. Samsung - 15.2%
  3. Huawei - 10.3%
  4. Amazon 7.4%
  5. Lenovo - 5.8%

Em relação à Samsung, a IDC detalha que a empresa coreana teve um decréscimo anual de 3.1%. Isto porque a maioria das vendas dos tablets foram dos modelos mais económicos como Galaxt Tab A e Tab E. No entanto, é esperado que os tablets premium tenham um aumento de vendas com o lançamento do Galaxy Tab S6.

A Huawei sofreu um decréscimo de 6.5% em quota de mercado, comparativamente a 2018. No entanto, o seu crescimento constante no mercado dos telemóveis pode tornar este decréscimo irrelevante para a gigante chinesa.

A Amazon teve um crescimento anual massivo

Em quarto lugar, a Amazon registou um crescimento de anual de 46.3%, aumentando o seu volume de vendas em quase metade, em relação a 2018. É importante relembrar que a Amazon possui um tablet específico no seu repertório: o Kindle.

O leitor de livros digitais continua a ser extremamente popular e estes números mostram-no. A Amazon vendeu mais de 2.4 milhões de unidades do Kindle no segundo trimestre de 2019. A sua quota de mercado é impressionante, considerando o catálogo reduzido da empresa.

Finalmente temos a Lenovo, a registar um decréscimo de 6.9%, anualmente. Segundo a IDC, a marca tem registado algum crescimento em mercados emergentes como Europa, Estados Unidos e Japão.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei é a maior marca na China e Xiaomi perde terreno, segundo relatório
  • Touch ID poderá regressar ao iPhone mas apenas em 2021
  • Quando o software falha! Google Pixel 3 está com problemas na câmara! (vídeo)
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.