Surface Pro 8 é a evolução mais significativa em anos dos híbridos da Microsoft

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Microsoft apresentou hoje (22) o seu mais poderoso tablet / computador da linha Surface. Com o Surface Pro 8, a empresa americana quis desenvolver o produto ideal para trabalho e entretenimento com a portabilidade em mente.

Segundo as afirmações da Microsoft, esta é a maior evolução na linha Surface Pro desde a sua terceira geração. Se nos últimos anos vimos pequenos ajustes de design e desempenho, com o Surface Pro 8 temos saltos significativos em alguns parâmetros importantes.

Microsoft Surface Pro 8 chega com um ecrã de 13 polegadas a 120 Hz

Talvez a principal novidade do Surface Pro 8 seja o seu ecrã tátil PixelSense Flow Display . Este conta com uma diagonal de 13 polegadas que, segundo a Microsoft, é 11% maior, 12,5% mais brilhante e com uma resolução 11% superior à dos seus antecessores.

Mas aquilo que os utilizadores mais notarão é a sua taxa de atualização de 120 Hz, para uma utilização mais fluída. Graças à funcionalidade Taxa de Atualização Dinâmica do Windows 11, o ecrã do Surface Pro 8 irá oscilar consoante o conteúdo apresentado.

Em rigor, a taxa de atualização do Surface Pro 8 estará nos 60 Hz por defeito. Todavia, esta subirá para os tão desejados 120 Hz em atividades como navegação ou durante o uso da Surface Sim Pen 2 para uma experiência mais fluída e intuitiva.

Surface Pro 8

A nova Surface Slim Pen 2 conta com um novo motor de vibração que almeja imitar a sensação da escrita em papel. Esta caneta digital poderá ser alojada na nova capa / teclado Signature Keyboard, onde poderá também recarregar a sua bateria.

Surface Pro 8 conta agora com portas Thunderbolt

Finalmente, a Microsoft abandonou as entradas USB-A para oferecer aos utilizadores as tão desejada entrada Thunderbolt 4. Esta abre um novo mundo de possibilidades aos utilizadores do Surface Pro 8, como o uso de múltiplos monitores externos 4K, armazenamento externo de elevada velocidade ou a ligação de uma GPU externa.

Assim sendo, o Surface Pro 8 vem equipado com duas entradas USB-C Thunderbolt 4. Contará ainda com a tradicional Surface Connect para carregar o dispositivo.

Surface Pro 8

Processadores de 11ª geração compatíveis com o Windows 11

Como não poderia deixar de ser, o Surface Pro 8 será totalmente compatível com o novo Windows 11. Aliás, este será o sistema operativo instalado no técnico 2 em 1 assim que o tirares da caixa.

No seu interior estarão presentes processadores da Intel de 11ª geração. Para cobrir todos os segmentos de mercado, estarão disponíveis versões com Core i3. i5 e i7, bem como uma versão LTE para ligação à rede em qualquer local.

O Surface Pro 8 conta com esquemas de memória RAM entre os 8 GB e os 32 GB. O seu armazenamento interno irá dos 128 GB até a 1 TB. Importa ainda referir que a Microsoft promete até 16 horas de autonomia.

Importa, por fim, dizer que o Surface Pro 8 chegará oficialmente a Portugal no início de 2022. Ainda não sabemos qual será o seu preço oficial por cá, mas nos EUA será vendido por 1099 dólares.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.