Microsoft Surface Duo 2 é oficial! Uma grande evolução face ao original

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Uma das estrelas do evento de hardware de hoje da Microsoft é o novo Surface Duo 2. Tal como o nome indica, esta é a segunda geração do smartphone dobrável da empresa americana com o sistema operativo Android.

Este Surface Duo 2 representa um grande salto de qualidade face ao modelo original. No papel, este é um smartphone Android com muito do que se pode pedir de um topo de gama atual, com a irreverência de ter dois ecrãs para realizar todas as tarefas.

Microsoft Surface Duo 2 é finalmente um topo de gama digno desse nome

A filosofia do Surface Duo 2 não mudou face ao modelo que o antecede. Com efeito, temos um smartphone composto por dois ecrãs que fecham um sobre o outro bem ao estilo de um livro.

No exterior, o Surface Duo 2 foi construído em vidro que curva ligeiramente nas laterais para uma melhor fusão com a sua estrutura metálica. Está um pouco mais robusto, agora com uma espessura de 5,5mm, para tentar colmatar as rachadelas sentidas no modelo original perto da entrada USB-C.

Surface Duo 2

No interior, temos dois ecrãs de tecnologia AMOLED, ambos com uma diagonal de 5,8 polegadas, resolução 1892 x 1344 pixels e uma taxa de atualização de 90 Hz. Combinados, os utilizadores desfrutarão de um painel de 8,3 polegadas com resolução de 2688 x 1892 pixels.

De notar que ambos os ecrãs possuem uma ligeira curvatura na sua extremidade interior. Esta característica permite que, quando fechado, o Surface Duo 2 proporcione uma espécie de barra de notificações, onde o utilizador as poderá visualizar sem ter de abrir o smartphone.

Surface Duo 2

Snapdragon 888 e câmara fotográfica tripla dão outra dimensão do Surface Duo 2

A comandar todas as operações do Surface Duo 2 estará o poderoso processador Qualcomm Snapdragon 888. Finalmente podemos dizer que o Surface Duo 2 conta com um SoC atualizado e esperamos que isso potencie um desempenho bem mais aprazível.

O Microsoft Surface Duo 2 vem ainda equipado com 8 GB de RAM e 128, 256 ou 512 GB de memória interna. A alimentar este dobrável estará uma bateria de 4449 mAh com suporte para carregamento a 23 W.

Surface Duo 2

Outra grande novidade no Surface Duo 2 é a configuração tripla da sua câmara traseira. Agora, o smartphone da Microsoft ostenta uma lente principal de 12 MP, uma grande angular de 16 MP e uma telefoto de 12 MP com suporte para zoom ótico de até 2x.

O seu sensor de impressões digitais está posicionado na lateral, embutido no botão power. Conta ainda com NFC e o suporte para a nova Surface Slim Pen 2, que poderá ser acoplada magneticamente ao Surface Duo 2.

Por fim, importa mencionar que o Surface Duo 2 estará disponível a partir de 21 de outubro em mercados selecionados, nos quais não se inclui Portugal. Já o preço revelado está fixo nos 1499 dólares para a verão base.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.