Surface Duo 3 será o primeiro smartphone dobrável da Microsoft

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Microsoft introduziu o seu peculiar smartphone Android composto por dois ecrãs em 2020. Foi então que ficamos a conhecer o Surface Duo que, tal como um livro, pode abrir em duas porções de modo a dar-nos mais área de ecrã utilizável.

Entretanto, tivemos também o seu sucessor, o Surface Phone 2 a estrear em 2021, mantendo o design e implementação, ainda que as suas caraterísticas técnicas fossem já francamente superiores. Mais recentemente, contudo, os rumores sobre a terceira geração fazem-se sentir e estão mais promissores que nunca!

Terceira geração do Surface Phone pode chegar em 2023

Microsoft Surface Duo 3

Conforme avança a publicação WindowsCentral, sempre atenta aos desígnios da Microsoft, a gigante de Redmond estará a trabalhar no seu primeiro smartphone dobrável. Mais ainda, podemos ter outro Surface Phone de formato tradicional a acompanhar o dobrável.

Face ao exposto, contemplamos agora a hipótese de um Surface Duo 3 dobrável e não com dois ecrãs, ainda que na prática a área de ecrã útil possa aumentar. O seu formato, ao que tudo indica, será similar aos atuais Samsung Galaxy Z Fold, de eixo vertical.

O relato afirma que a tecnológica norte-americana decidiu lançar o Surface Duo 3 com o formato de smartphone dobrável para acompanhar as tendências de mercado.

Ademais, tendo já experimentado vários modelos de protótipos, a tecnológica estará satisfeita com o formato que seguirá o aspeto e funcionalidade dos Samsung Galaxy Z Fold.

Formato dobrável, aperfeiçoado e seguindo as linhas dos Galaxy Z Fold

Ao que tudo indica, o próximo Surface Duo 3 abrirá tal como um livro, podendo dobrar em 180 graus. Será também acompanhado de um ecrã externo, o ecrã de cobertura, mais uma vez, tal como na linha Galaxy Z Fold.

Atentando ainda no relato da fonte, a Microsoft quer manter nesta terceira geração parte do ADN e do design que pautou os seus antecessores, daí a tipologia de ecrã duplo. Porém, teremos as necessárias melhorias como um design mais fino, ecrãs mais altos e margens reduzidas.

O ecrã interno, principal, será apenas um, ao invés da abordagem dupla até então seguida pela tecnológica norte-americana. Ou seja, teremos um pequeno tablet ao abrir o Surface Duo 3, ou um smartphone relativamente estreito e alto quando o fechamos e usamos o ecrã exterior.

Especificações ainda desconhecidas para o Surface Duo 3

Samsung Microsoft

Por outro lado, as suas especificações técnicas são ainda desconhecidas. De igual modo, não temos ainda conformação da sua apresentação oficial durante o terceiro trimestre do ano, período em que por via da regra a Microsoft revela os seus novos produtos.

Importa ainda colocar a hipótese de a Microsoft alterar o nome deste produto, ainda que até ao momento seja conhecido como a terceira geração deste tipo de produtos.

Ou seja, de momento é conhecido como Surface Duo 3, pese embora a marca possa mudar a estratégia de marketing e nome comercial em ocasião posterior.

Há também a forte indicação de que mais energia, meios e recursos estão a ser alocados ao departamento de software para este dispositivo móvel.

Desse modo, a Microsoft quer tornar os Duo em produtos realmente úteis, retirando mais proveito do seu grande ecrã e para tal, a criação de software útil é realmente crucial.

Podemos ter surpresas no software com base no Android 13L

Veja-se, nesse sentido, a implementação do Android 12L desenvolvida pela Google e empregue pela Samsung nos seus novos Galaxy Z Fold com mais opções de acessibilidade e trabalho no grande ecrã.

Por fim, a Microsoft pode ainda estar a trabalhar num smartphone Android convencional que possa fazer a ponte entre os computadores (PC) e o formato móvel. Ou seja, o possível Surface Phone pode ainda ser uma realidade em 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.