Strava integra Spotify para corridas e caminhadas mais divertidas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Tardou mas chegou. A Strava, popular aplicação de fitness lançada em 2009 tem, finalmente, integração e pleno suporte para a aplicação de streaming de música e podcasts, a Spotify. Aliás, até já podem ouvir o podcast 4gnews durante a vossa corrida ou próxima caminhada.

A partir de agora, em vez de ter que "saltar" entre aplicações, alternando entre a app de desporto e a app de música, o utilizador pode aceder aos seus favoritos através da Strava. A partir daí, pode começar a treinar ao som da sua banda sonora favorita através da aplicação Spotify.

Dá mais vida às tuas corridas com o Spotify na app Strava

Spotify Strava

A medida vinha a ser solicitada há vários meses, senão mesmo anos, pelos utilizadores. Porém, só agora é que poderemos, a partir da aplicação de exercício Strava, dar início à reprodução das nossas listas de reprodução para acompanhar os treinos físicos.

As novidades são agora avançadas pela publicação Tech Crunch, anunciando a plena integração dos serviços na aplicação Strava. O melhor de tudo? Segundo os responsáveis da Strava, além do Spotify outras aplicações poderão surgir também integradas.

“Foi algo que já era pedido há muito tempo e, finalmente, foi possível”, afirmou Mateo Ortega, vice-presidente de parcerias da Strava. Por outro lado, ao ser questionado pela publicação sobre a possibilidade de adicionar outras plataformas, Ortega afirma que o Spotify foi a primeira, mas que outras apps poderão também ser integradas.

Mais funcionalidades para a mais famosa app de fitness

Whether you’re on your morning run or a gentle afternoon hike, we’ve got songs for that. @Spotify is now on @Strava. pic.twitter.com/T0qxSEfiMm

— Strava (@Strava) 12 de abril de 2023

As novidades foram profusamente divulgadas tanto pela Strava como pelo Spotify nas suas redes sociais e respetivos canais, dando a conhecer o objetivo da Strava em tornar-se no paradigma da funcionalidade. Por outras palavras, a app de fitness quer dar-nos tudo o que for necessário para atingirmos os nossos objetivos, sem ser necessário recorrer a outras aplicações e serviços.

Nessa senda, a integração do serviço de streaming de áudio mais popular do mundo vem efetivamente abonar a reputação, confiança e utilidade geral da Strava. Com milhões de utilizadores a juntar às suas corridas uma banda sonora da sua preferência, este passo virá facilitar o quotidiano de uma porção significativa de pessoas.

Aposta na simplicidade de uso e integração plena do Spotify na Strava

Whether you’re on your morning run or a gentle afternoon hike, we’ve got songs for that. Spotify is now on @Strava. pic.twitter.com/4m9d2aLQ8n

— Spotify (@Spotify) 12 de abril de 2023

Face a alternativas como o Runkeeper em que para ativar o Spotify somos enviados para outros ecrãs e menus, aqui na Strava tudo será mais simples e local. Ou seja, teremos uma apresentação sucinta das nossas listas de reprodução na app Strava e com um simples deslize ou swipe poderemos dar início à reprodução das mesmas.

Trata-se, aliás, de uma implementação similar ao que o Apple Music já faz, ao reproduzir automaticamente uma (única) lista de reprodução e mostrar a faixa atual na porção superior do ecrã na app.

Agora, com o Spotify integrado no Strava, temos mais conteúdo acessível facilmente. Ao fazer um deslize para cima a app revela o que está em fila de reprodução (conteúdos), sendo além disso possível navegar pelas várias playlists ou listas de reprodução.

Com efeito, sejam as que o próprio utilizador criou, ou as sugeridas pelo Spotify, temos acesso quase pleno aos conteúdos da app de streaming sem ter que sair da Strava.

Em suma, é uma excelente notícia para os utilizadores de ambas as aplicações e serviços, vindo simplificar o uso de ambas as plataformas de reprodução de música e exercício físico.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.