Steam deixou de suportar Windows mais antigos neste início de 2024

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Steam iniciou 2024 com uma mudança significativa. Desde esta segunda-feira (1) dá-se o fim do suporte para os sistemas operativos Windows 7, Windows 8 e 8.1. Esta decisão, anunciada em março de 2023, afeta diretamente a comunidade de jogadores que ainda utiliza estas versões do Windows.

Os dados mais recentes da Steam revelam que apenas 0,91% dos utilizadores estão nestes sistemas. O mais interessante é que a maioria (0,69%) está no Windows 7 64-bit. Este que é o sistema mais antigo entre os que perdem suporte.

Esta alteração na política de suporte da Steam foi parcialmente impulsionada por uma atualização do Google Chrome. Recorde-se que essa atualização também fez com que o browser perdesse suporte para os mesmos sistemas operativos.

O client da Steam, que integra algumas funcionalidades do Chrome, enfrenta assim um cenário onde a funcionalidade contínua não é garantida. A Steam alerta que a plataforma pode ainda funcionar por mais algum tempo. Mas sem atualizações, a segurança e estabilidade poderão ser comprometidas.

Recomendações aos utilizadores afetados

A Steam aconselha vivamente os utilizadores destes sistemas operativos a atualizarem para versões mais recentes do Windows. Desta forma podem continuar a desfrutar de uma experiência de jogo segura e atualizada. Esta medida surge como uma resposta natural ao ciclo de vida dos sistemas operativos e às necessidades de manter a plataforma de jogos alinhada com as tecnologias mais recentes.

O adeus da Steam ao Windows 7 e 8 marca o fim de uma era. Mas também destaca a importância da evolução tecnológica e da adaptação dos utilizadores a ambientes de software mais recentes e seguros. A decisão da Steam, embora afete uma pequena percentagem da sua base de utilizadores, lembra a necessidade constante de atualização no mundo da tecnologia.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.