Steam Deck: más notícias para quem queria a consola portátil para o natal

Carlos Oliveira
Comentar

A Valve anunciou em junho passado a sua primeira consola portátil. Inspirada pelo sucesso da Nintendo Switch, a empresa americana surpreendeu o mercado com a apresentação da Steam Deck.

Agora que nos aproximávamos da data definida para o seu lançamento, a Valve anuncia aquilo que ninguém queria ouvir. O lançamento desta consola portátil foi adiado para 2022.

Steam Deck chegará às lojas em fevereiro devido à escassez de componentes

Em comunicado, a Valve informou hoje o adiamento do lançamento da Steam Deck por dois meses. Isto significa que a consola só será colocada à venda em fevereiro de 2022.

Steam Deck

Esta poderosa consola é mais uma vítima do flagelo mundial da escassez de chips. As dificuldades encontradas pela Valve para a aquisição dos componentes necessários ao fabrico da Steam Deck obrigaram-na a adiar o lançamento do seu novo produto.

"Lamentamos por isto - fizemos o nosso melhor para resolver os problemas da cadeia de abastecimento global, mas devido à escassez de materiais, os componentes não chegam às nossas instalações de produção a tempo de cumprirmos as nossas datas de lançamento inicial."

Posto isto, a Valve esclarece que todas as encomendas já submetidas manterão a sua posição da linha de espera pela expedição da consola. Aqueles que encomendem futuramente um exemplar da Steam Deck já verão refletido este adiamento na sua estimativa de envio.

Steam Deck é quase um PC no teu bolso

Aquilo que certamente destacará a Steam Deck da Nintendo Switch será o seu hardware. A consola da Valve promete ser uma besta graças à utilização do processador AMD Van Gogh APU capaz de providenciar um desempenho de 2 TFLOPs.

A sua componente gráfica ficará ao encargo de uma GPU com oito núcleos de processamento com arquitetura RDNA 2. Um conjunto que, segundo a Valve, conseguirá correr jogos AAA sem problemas.

Isto significa que poderás correr a tua biblioteca de jogos da Steam mesmo na sua consola portátil. Os preços começam nos 419 € para a versão com 64 GB de armazenamento e podem ascender aos 679 € para a versão de 512 GB de armazenamento SSD.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.