A SpaceX, empresa liderada pelo magnata dos veículos elétricos, Elon Musk, garantiu à ANACOM que até junho deste ano começará a comercializar o seu serviço de Internet por satélite, o Starlink. Para este ano, a empresa quer chegar a 16 mil utilizadores em Portugal.
Sublinhamos que o serviço Starlink já se encontrava disponível em Portugal, no entanto, só agora estão cumpridas as formalidades, sendo a Autoridade Nacional das Comunicações informada de todos os trâmites. Chegará pela mão da SXPT.
A SpaceX criou a empresa Space Exploration Technologies Portugal - SXPT
É através desta nova empresa, também liderada pelo presidente da Tesla, Elon Musk, que o serviço de Internet de banda larga por satélite será comercializado em Portugal. A entrada "oficial" no mercado português terá lugar até ao final de junho.
As novidades foram dadas a conhecer pela ANACOM através de comunicado à imprensa divulgado no seu website. Aí, o regulador avança que a 4 de março se realizou uma reunião, por videoconferência, entre o presidentes da ANACOM, João Cadete de Matos, com o responsável de "global satellite government affairs", Matt Botwin da SpaceX.
Em cima da mesa estiveram temáticas adstritas à instalação e expansão da constelação de satélites da Starlink que visam o fornecimento de Internet em qualquer ponto do globo. Constelação esta que continua a aumentar e a melhorar a cobertura.
A Starlink de Elon Musk já pode fornecer Internet a Portugal
Com efeito, foi também revelado que, muito recentemente, o sistema Starlink já cobre 100% do território nacional. Graças aos satélites já colocados em órbita pela agência de exploração espacial, Space X, o serviço está pronto a operar em Portugal.
Poderemos assim contratar o fornecimento de Internet de banda larga por satélite, com as operações a serem coordenadas pela SXPT. Ainda de acordo com a ANACOM, o serviço tendo capacidade para fornecer até 50 mil utilizadores em Portugal.
A qualidade e capacidade de fornecimento do Starlink continuará a aumentar à medida que novos satélites são periodicamente adicionados à constelação.
A Starlink é essencial para reduzir a fratura digital, diz a ANACOM
Recordamos que em fevereiro último a SpaceX disponibilizou o seu serviço Starlink em Portugal, sendo então possível efetuar o registo no mesmo durante a fase de testes. Entretanto, qualquer interessado pode consultar o website deste serviço de Internet.
Note-se também que a empresa de Elon Musk prometeu velocidades até 300 Mbps até ao final de 2021, uma duplicação dos valores máximos atuais entregues pelo Starlink em Portugal.
O preço da subscrição mensal foi estabelecido em 99 dólares, cerca de 85 euros. A isto soma-se o custo da instalação e kit inicial com o hardware necessário (tripé e router de Wi-Fi), com um custo de 499 dólares ou 425 euros.
Editores 4gnews recomendam