Tim Cook confirma lançamento do iOS 14.5 ainda este mês

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O iOS 14.5 é a versão do sistema operativo da Apple que azedou as suas relações com o Facebook. Será a maior investida da tecnológica de Cupertino para aumentar a privacidade dos seus utilizadores e já sabemos quando será disponibilizado.

A boa-nova foi dada por Tim Cook, CEO da Apple, numa entrevista concedida hoje à jornalista Kara Swisher. Aí, o executivo revelou que o iOS 14.5 será lançado para os utilizadores ainda antes do final de abril.

iOS 14.5 traz várias novidades para a privacidade dos seus utilizadores

Uma das principais implementações do iOS 14.5 é a App Tracking Transparency. Resumidamente, isto obrigará a que todas as aplicações e serviços sejam mais transparentes em relação às informações que recolhem dos utilizadores.

Mais que isso, com esta implementação, esses dados só poderão ser recolhidos com o consentimento do utilizador. Isto foi talvez a principal razão de atrito entre o Facebook e a Apple, com a rede social a alegar que tal iria impedir o crescimento dos pequenos negócios que sobrevivem com publicidades.

A nova versão do iOS traz ainda Etiquetas de Privacidade que expõem todos os dados que uma aplicação recolhe sobre o utilizador. Através deste método, saberás tudo o que uma aplicação recolhe, tal como a Apple já fornece para todas as suas apps.

Este conjunto de medidas, tal como já referi, visam aumentar a privacidade dos utilizadores iOS. A empresa americana quer passar o poder de decisão para os utilizadores e isso não caiu bem nas entidades cujo principal negócio são as publicidades dirigidas.

Tim Cook desencoraja a instalação de apps fora da App Store

O CEO da Apple aproveitou a ocasião para deixar o seu pensamento sobre a instalação de aplicações por meios não oficiais. Na opinião de Cook, este fenómeno colocará em causa a segurança e privacidade do teu iPhone.

A urgência deste esclarecimento surge após os conflitos entre a Apple e a Epic Games, que acusou a primeira de asfixiar o crescimento de outras empresas no seu ecossistema. Isso fez com que muitos questionassem a posição da Apple relativamente à instalação de apps por meios alternativos.

Tim Cook vem agora esclarecer essa temática, reforçando que isso arruinará a experiência que o iPhone deve proporcionar. Para ele, os seus equipamentos são sinónimo de segurança e privacidade, daí que todas as aplicações tenham de ser aprovadas pela empresa antes de chegarem aos utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 13 Pro: molde de produção confirma mudança que muitos vão gostar
  • Novo iMac será o maior alguma vez lançado pela Apple
  • App Store: aplicação fraudulenta faz utilizador perder todas as poupanças em Bitcoins
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.