Caso sintam a necessidade, ou curiosidade, de colocar o aspirador robot Xiaomi Mi Robot-Vacuum Mop Pro (modelo STYJ02YM) a tocar música enquanto aspira e/ou lava o chão, ficamos agora a saber que tal é possível. Sim, com música do Spotify.
Apesar de a plataforma de streaming de música adicionar frequentemente novas funções, a compatibilidade com o aspirador robot da Xiaomi não existia. Isto é, até que o utilizador do aspirador Xiaomi e entusiasta de tecnologia, Eddie Zhang, o decidiu fazer.
O aspirador robot que aspira, lava e toca música do Spotify
O aspirador robot em questão é o Mi Robot-Vacuum Mop Pro, modelo que integra um pequeno altifalante para mediar os comandos de voz ao executar novas ações e/ou emitir alertas. Esse mesmo altifalante foi agora aproveitado para outra finalidade.
Imaginem um robot aspirador a trabalhar, limpando a casa e a tocar a vossa playlist do Spotify. Foi isso mesmo que o utilizador Eddie Zhang quis implementar no seu robot aspirador Xiaomi, tendo sucesso na sua empreitada, tal como o prova o vídeo acima.
Tudo terá começado por curiosidade e vale frisar que o altifalante do robot não é dos melhores, não tendo sido concebido para tocar música. Mesmo assim, o resultado é uma máquina que limpa, lava e...vai tocando alguma música do Spotify.
Transformar o Xiaomi Mi Robot-Vacuum Mop Pro numa boom box
Foi graças ao software Raspotify, de código aberto (open source) modificado para servir de ponte entre o serviço do Spotify e o software de controlo do robot aspirador.
Esse mesmo código foi utilizado para instalar o Spotify no Raspbian - sistema operativo baseado no Debian para Raspberry Pi de forma a conseguir executar a aplicação de música no aspirador Xiaomi.
Caso queiram tentar replicar esta proeza nos vossos aspiradores robot podem fazê-lo, por vossa conta e risco, seguindo as instruções apresentadas, indicadas passo a passo, no blog de Eddie Zhang.
Antes de ires, vê a análise completa ao aspirador em vídeo e artigo, com todos os detalhes do Mi Robot-Vacuum Mop Pro da Xiaomi.
Editores 4gnews recomendam: