Spotify invadirá o feed do Facebook com miniplayer para música e podcasts

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os utilizadores da rede social Facebook poderão tirar proveito de um novo mini-leitor que passará a aparecer nos respetivos feeds da app Facebook. É o novo recurso desenvolvido pelo Spotify e pela gigante norte-americana, criado para ouvir música e podcasts.

Para a plataforma de Mark Zuckerberg resultará num maior tempo de permanência na app Facebook. Para a sueca Spotify será uma nova ferramenta para expandir a sua presença e conteúdos a uma das apps mais usadas em todo o mundo.

Fruto da parceria firmada entre o Spotify e o Facebook

A rede social passará a contar com um miniplayer (leitor) para que os utilizadores não precisem de fechar a app de Mark Zuckerberg quando quiserem passar para outra música, ou ouvir outro podcast. Algo que acabará por aumentar a retenção dos utilizadores.

O novo leitor - apelidado de Boombox - foi apresentado pela empresa sueca no início desta semana através de comunicado à imprensa. Aí ficamos a conhecer as suas premissas e trunfos, colocando-se como nova opção de acessibilidade para ouvir música.

O leitor estará disponível para os artistas e páginas verificadas, podendo ser usado em posts (publicações) de artistas verificados, bem como em vídeos previamente publicados no feed do Facebook. Estes são os cenários de utilização apontados pelo Spotify.

Aumentar a interação no Facebook e a distribuição de conteúdos do Spotify

Como qualquer parceria, a mesma tem que ser proveitosa para ambas as partes, sobretudo algo tão vigoroso como o entendimento anunciado pelas duas empresas em questão. Será uma inserção direta na app do Facebook para Android e iOS com conteúdos do Spotify que ajudará a espalhar os conteúdos deste, ao mesmo tempo que aumenta a interação na rede social.

Mais ainda, esta ferramenta dará ao Facebook um novo trunfo no segmento do áudio, permitindo-lhe estar mais a par da Clubhouse, fenómeno do setor. De qualquer modo, como o próprio Mark Zuckerberg deu a saber, a sua empresa está a preparar algo em grande para ser apresentada muito em breve. Segundo as fugas de informação será uma alternativa viável à app Clubhouse.

Em síntese, o miniplayer será uma versão compacta da aplicação do Spotify no Facebook. Seja para ouvir música ou podcasts, poderemos avançar e retroceder nas músicas e listas de reprodução caso sejam assinantes do Spotify Premium. Os utilizadores da versão grátis do Spotify terão direito apenas à opção "Shuffle".

O miniplayer do Spotify também chegará a Portugal

Por fim, importa frisar que o novo miniplayer do Spotify está a chegar de forma gradual aos utilizadores.

Está já presente em países como a África do Sul, Estados Unidos da América, Brasil, Japão, México, Peru, Uruguai, Austrália, Nova Zelândia, Nicarágua, Panamá, Tailândia, Malásia, Costa Rica, Chile, entre outros países.

De momento não está disponível em Portugal, mas o Spotify promete alargar a distribuição a novos mercados no decurso dos próximos meses.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi Band 6: smartband está disponível para compra em Portugal
  • Harmony OS 2.0: este é o primeiro smartphone Huawei a abandonar o Android
  • App da PlayStation quebra recordes na PlayStore 5 meses após a chegada da PS5
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.