Spotify apresenta gadget controlado por voz para o carro, o Car Thing

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O novo gadget lançado pela Spotify é gratuito, mas os utilizadores terão que pagar os portes de envio, estando disponível apenas nos Estados Unidos da América e, mesmo aí, com algumas condicionantes. Este é Car Thing da Spotify, mas ao certo o que pode fazer?

Apresentado pela própria Spotify após meses de rumores, trata-se de um acessório controlado por voz para usar no carro. Está disponível desde hoje para alguns utilizadores selecionados que serão convidados a usar o produto, pagando apenas o envio.

Chegou o novo gadget Car Thing da Spotify

Spotify Car Thing
O Car Thing transforma qualquer carro num "smart car". Crédito: Spotify

O Car Thing é assim um dispositivo Bluetooth que podemos implementar no nosso carro, criado para quem tem veículos mais antigos sem um sistema de infotainment moderno ou avançado, para que possam usar o Spotify sem ter que tocar no smartphone.

O seu propósito é dar ao utilizador a possibilidade de controlar a reprodução de música, podcasts e demais conteúdo do Spotify sem ter que recorrer ao smartphone. Tem um grande ecrã, perfil discreto, várias opções de montagem e controlo por voz.

Foi pensado para todos os utilizadores que não tenham possibilidade de ligar o telefone ao carro. Que não disponham de um centro de informação e entretenimento avançado com conexão Bluetooth para permitir ligar o smartphone ao veículo automóvel.

Para controlar a música e conteúdo multimédia com a voz

Car Thing Spotify
A distribuição do Car Thing é bastante limitada nesta fase inicial. Crédito: Spotify

Disponível apenas nos Estados Unidos da América em quantidades limitadas, o Car Thing é uma experiência da Spotify. Se te encontras nos EUA podes inscrever-te na lista de interessados, aguardar a tua vez até receberes o convite da empresa.

De igual modo, a sua utilização está adstrita à subscrição do plano Spotify Premium para tirar proveito de todas as funções da plataforma de streaming de música. Mais ainda, a empresa não especificou quantas unidades tem disponíveis nesta fase.

Relativamente ao produto em si, estamos perante um ecrã relativamente compacto, muito fino e leve, de construção simples. Tem dois grandes botões na parte frontal, bem como um enorme botão para interagir com o conteúdo apresentado no ecrã.

Criado para quem não tem um veículo compatível com o Car Play da Apple ou Android Auto da Google

Spotify Car Thing
Perfil discreto do Car Thing, ecrã de 4 polegadas e principais botões. Crédito: Spotify

O Car Thing tem várias opções de montagem no carro, sobretudo para aplicar na grelha de ventilação. Tem incluído um cabo USB do tipo C e um carregador para carro. Já a interface gráfica do sistema é muito similar à aplicação do Spotify para dispositivos móveis.

Vale ainda frisar que na aresta superior do Car Thing temos quatro botões de dimensões idênticas para acesso rápido ao conteúdo favorito do utilizador. Três destes botões estão pré-configurados para acesso a diferentes áreas do Spotify, com um botão livre.

Sublinhamos que o Car Thing não tem altifalantes. O áudio é reproduzido através do sistema de som do carro, necessitando da conexão fornecida pelo smartphone, com a comunicação a ocorrer por Bluetooth entre as duas pontas - smartphone e Car Thing.

Traz vários acessórios para montar o Car Thing no veículo

Spotify Car Thing
Acessórios de montagem fornecidos com o Car Thing da Spotify. Crédito: Spotify

O utilizador pode então usar um cabo auxiliar para fazer chegar o áudio ao sistema de som do carro, desde que este tenha pelo menos uma entrada USB ou AUX. Frisamos que é necessária uma conexão de dados, fornecida pelo smartphone do utilizador.

A empresa fez saber que, de momento, não é possível aceder e reproduzir o conteúdo previamente descarregado pelo utilizador da Spotify para reprodução offline. Portanto, a menos que tenham um bom pacote de dados, pode não ser o gadget ideal.

O Car Thing não tem bateria integrada pelo que depende da alimentação a 12V, com adaptador de isqueiro incluído. Tem também um cabo USB-A para USB-C e até uma ventosa com adesivo 3M para fixação mais permanente no carro.

Assim que estiver montado podemos então tirar proveito dos comandos "Hey Spotify", o controlo por voz já suportado pela plataforma sueca de streaming de música.

Em síntese, o Car Thing é um controlo remoto com ecrã sensível ao toque de quatro polegadas para veículos mais antigos. É, para já, um produto de teste, colhendo feedback do utilizador e apenas disponível nos Estados Unidos da América.

Podem aceder à página do produto em carthing.spotify.com.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.