PS5 recebe as funções mais pedidas pelos jogadores com este update!

Rui Bacelar
Comentar

A primeira grande atualização do software da nova PlayStation 5 (PS5) entrega aos utilizadores a possibilidade de gravar os seus jogos em dispositivos de armazenamento USB externo. Traz também novas funções de partilha e um reforço da componente social.

Para a maioria dos jogadores a possibilidade de alocar estes ficheiros guardados em dispositivos de armazenamento externo será uma boa forma de poupar o espaço de disco da consola. Os 825 GB depressa se esgotam, pelo que a nova atualização é bem-vinda.

A primeira grande atualização para a nova PS5

The first major system software update for the PS5 arrives tomorrow.Learn about storing PS5 games on USB extended storage, sharing gameplay across PS5 and PS4 consoles, and more: https://t.co/hYwb9B3d4E pic.twitter.com/Y2E9lgfKGQ

— PlayStation (@PlayStation) 13 de abril de 2021

A Sony Interactive Entertainment (SIE) deu a saber que a grande atualização chegará esta quarta-feira (14) aos diversos mercados e regiões em que a PS5 está disponível. O destaque vai naturalmente para a opção de guardar os jogos fora do disco interno da PS5.

Esta novidade permitirá mover os jogos instalados na consola do disco interno SSD para uma drive USB, ou outro disco externo conectado por USB compatível. Este recurso possibilitará uma melhor gestão do espaço limitado do SSD da consola.

Por outro lado, importa frisar que o update da PS5 não lhe dará a possibilidade de lançar jogos da PS5 a partir de uma drive ou disco USB externo. De igual modo, também não permitirá aumentar o espaço de armazenamento interno do SSD incluído na consola.

Os jogadores podem mover os jogos da PS5 para uma drive USB

PS5

As novidades desta grande atualização de software para a consola são detalhadas pela SIE no blog oficial da PlayStation. Aí a tecnológica dá a conhecer as vantagens desta opção que facilitará a gestão do armazenamento interno.

Ao ser possível transferir os jogos da PS5 para um disco USB ou drive USB externa passamos a ter a possibilidade de contornar a barreira dos 825 GB. É uma forma fácil de expandir este armazenamento para lá guardar, por exemplo, jogos menos usados.

Por outro lado, caso os queiras voltar a jogar terás que os migrar (transferir novamente) para o armazenamento interno SSD da consola. Segundo a Sony, o processo é mais rápido que fazer novamente o download ou instalação a partir do disco.

Há novas funções de partilha no Share Play da PS5

Sony PS5

Muito em breve os utilizadores da PS5 também poderão jogar com utilizadores da geração anterior, a PS4 através da Share Play. A funcionalidade está a ser ultimada pela Sony, devendo estar disponível muito em breve após este novo update.

Segundo a Sony "Os jogadores da PS4 e PS5 poderão tirar proveito do Share Play enquanto comunicam através da plataforma. Isto significa que os utilizadores da consola PS5 podem deixar os seus amigos na PS4 ver o ecrã de jogo e até experimentar alguns jogos da nova consola através deste mesmo Share Play e vice-versa". Aponta a Sony.

"As opções incluem passar o comando virtualmente para um amigo, ou passar um segundo controlador virtualmente para jogar jogos co-op". Termina a tecnológica japonesa.

Também há novidades para a app PlayStation

Sony PS5

Por fim, a Sony promete novas funções a chegar à aplicação PlayStation App para dispositivos móveis.

"Recentemente introduzimos a possibilidade de guardar produtos na lista de desejos, receber notificações quando os amigos estão online e alterar o estado da consola online". Avança a Sony em comunicado.

"Nas próximas semanas faremos chegar mais novidades à aplicação. Aqui incluindo a possibilidade de se juntarem a uma sessão multiplayer na PS5 a partir da app. Também poderão gerir o armazenamento da consola PS5, comparar coleções de troféus com amigos e ordenar e filtrar os produtos apresentados na PlayStation Store." acrescenta a empresa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.