Spotify: app de música no Android 13 terá novo design que vais adorar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Há um novo design a ser testado para a app Spotify em Android. O seu "look" está radicalmente diferente e acreditamos que a maioria dos utilizadores vá gostar das mudanças. O objetivo? Integrar-se perfeitamente com a filosofia de design do Android 13 da Google.

Em 2021 a Google lançou o Android 12 com uma nova linguagem de design, o Material You com mudanças significativas em todo o sistema operativo. As alterações incluíam um novo motor de temas, bem como novas regras gerais para o visual das apps de terceiros.

Agora, com o Android 13 já disponível para toda e qualquer fabricante e programadores interessados, a Google cimentou este visual como pedra de toque para futuras iterações.

Finally, Spotify supports the android 13 media controls now. pic.twitter.com/R56F5GK7Zv

— jkb (@coorzyy) 5 de dezembro de 2022

O resultado? Um aspeto mais orgânico e arredondado para todos os elementos visuais.

Spotifty adaptará a sua app para ir ao encontro do design Material You

Spotify Android 13
Aspeto atual do reprodutor de música do Spotify no Android 13. Crédito: AndroidPolice

As várias otimizações e melhorias ao funcionamento do sistema operativo ajudaram o Android "puro" a destacar-se perante uma miríade de interfaces e skins proprietária dos fabricantes.

Seja a One UI, MIUI, ColorOS, ou qualquer outra, certos elementos do Android 13 têm que estar presentes por imposição da Google de modo a uniformizar o aspeto geral do Android.

Android 13 Spotify
Aspeto renovado do reprodutor de música do Spotify para o Android 13. Crédito: AndroidPolice

Assim sendo, com o Android 13 disponível desde meados de agosto, observamos várias das apps Google adotar os novos regulamentos e guidelines de design. Em primeiro lugar tivemos o novo look para o YouTube, seguido de várias aplicações e serviços da própria tecnológica norte-americana.

Podemos observar mudanças nos botões de avanço rápido da música, facilitando a alternância entre faixas na versão atual, algo que pode desaparecer com a próxima atualização geral.

Para além disso, a barra de reprodução também facilitará a pesquisa rápida, avançado ou recuando 15 segundos com um simples premir da mesma. Ou seja, os botões de avanço rápido ou retrocesso deverão ser embutidos na barra de reprodução.

Alterações visuais em teste na app do Spotify para Android 13

Android 13 Spotify
Aspeto atual do reprodutor de música do Spotify no Android 13. Crédito: AndroidPolice

Note-se ainda que a própria barra de reprodução atual apresenta o aspeto dinâmico à medida que a reprodução avança. O resultado? Uma aspeto geral mais limpo, com espaço para elementos visuais como a arte do álbum, ou imagem de capa do podcast.

Porém, na próxima atualização, atualmente em teste, esta barra apresentará um preenchimento reto ao reproduzir um podcast, sem os atuais picos e vales da onda de som, visual que só deverá manter-se nas músicas, alterado assim para os podcasts.

Spotify Android 13
Aspeto renovado do reprodutor de música do Spotify para o Android 13. Crédito: AndroidPolice

Importa notar que atualmente o visual renovado para o Android 13 está disponível na versão Beta da aplicação Spotify. Porém, não temos uma previsão para a sua distribuição global, para todos os utilizadores da versão estável.

Por fim, contamos ainda assim com a sua distribuição no decurso das próximas semanas, muito à semelhança das implementações anteriores do Spotify.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.