Apple Car chega em 2026 menos ambicioso que o inicialmente previsto

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Project Titan é o nome interno de um dos mais arrojados projetos da norte-americana Apple. Deste sairá o primeiro carro da gigante tecnológica, para já apelidado nos meios de comunicação como Apple Car.

O mistério continua a envolver este produto, mas um novo relatório da Bloomberg tenta dissipar algumas dúvidas. Um relatório que vem refutar todas as crenças de que o Apple Car seria um veículo totalmente autónomo.

Apple Car não contará com condução totalmente autónoma

São vários os detalhes alusivos ao Apple Car que compõem o mais recente relatório da agência Bloomberg. Segundo o documento, a Apple está agora mais conservadora nos seus planos após ter descartado o desenvolvimento de um veículo totalmente autónomo.

Apple Car

Esta mudança de estratégia terá sido motivada pelo calendário de lançamento do Apple Car. O objetivo passará por colocar o veículo nas estradas em 2026 e para isso a condução autónoma não fará parte do leque inicial de funcionalidades deste carro.

Isto significa que a arrojada visão do Apple Car como um veículo sem volante e sem pedais não espelha os planos atuais da tecnológica. Ainda assim, o veículo contará com condução autónoma em autoestrada.

A Apple quer desenvolver um veículo que permita aos utilizadores fazer mais quando estão dentro do carro. Para isso, optará por uma estratégia semelhante à Tesla que oferece piloto automático em determinadas situações, como nas autoestradas.

Quando o Apple Car se aproximar de uma cidade ou localidade, o utilizador será avisado com antecedência para assumir o controlo do carro. Mas isto não significa que a condução autónoma não faça parte de uma futura atualização ao Apple Car.

Apple Silicon será um dos corações do Apple Car

Um dos aspetos mais importantes do Apple Car será o seu sistema de processamento de informação. Também aqui a Apple irá aplicar uma solução própria com a inclusão de um processador Apple Silicon.

Os detalhes deste componente são escassos, mas é referido que se equipará à combinação de quatro chips topo de gama desenvolvidos para os Mac. Este componente estará já prestes a entrar em fase de produção.

Relativamente ao design deste veículo, a Apple ainda não terá chegado a uma conclusão. No entanto, este pormenor deverá ficar fechado já no próximo ano, com as funcionalidades definidas até 2024 e os primeiros testes a arrancarem em 2025.

Por fim, falta falar do preço do Apple Car e, como seria de esperar, não será para qualquer carteira. A Bloomberg afirma que este carro deverá ficar abaixo dos 100 mil dólares, mas não será certamente um veículo acessível.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.