Sony revoluciona televisão e fotografia: vem conhecer as jóias da coroa

Tiago Vahía Pessoa
Tiago Vahía Pessoa
Tempo de leitura: 4 min.

A Sony apresentou em Lisboa a sua nova gama de produtos. Ontem, no Hotel Tivoli, a empresa japonesa deu a conhecer a Portugal o que tem preparado para os próximos tempos. A apresentação incidiu sobre imagem e som e a 4gnews esteve presente para te trazer as novidades.

Vê ainda: Xperia X e Xperia X Compact deixam de fazer parte dos planos da Sony

Foram apresentadas as TVs 4K HDR com tecnologia OLED e tecnologia LED, uma câmara fotográfica que capta cada momento com elevada qualidade, auscultadores, colunas com tecnologia EXTRA BASS e uma nova barra com som surround e um design harmonioso.

Porém, o destaque vai para a TV da série A1 com tecnologia 4K HDR OLED TV sob o nome de BRAVIA OLED e para a máquina (ou maquinão) fotográfica digital, a α9.

TV da série A1 (BRAVIA OLED) – Uma experiência sensorial bárbara

Sim, bárbara. A experiência é tão envolvente e inacreditável que chega a ser bárbaro aquilo que sentimos. Mas num bom sentido, obviamente.

A nova série de TVs Sony 4K HDR foi criada para oferecer maior brilho e contraste. Os novos televisores BRAVIA aproveitam da melhor forma o conteúdo 4K HDR (High Dynamic Range). Graças à combinação do seu processador de imagem único e às tecnologias do dispositivo de exibição.

É aqui que entra a série A1. Esta série A1 proporciona uma experiência visual completamente nova, graças a uma combinação de qualidade de imagem superior garantida pelo OLED com o sistema de som X1 Extreme. Um painel stereo perfeito que produz o som através das vibrações do próprio ecrã da TV, sem que isso interfira na experiência visual.

Experiência visual essa que, graças aos 8 milhões de pixels com auto-iluminação do OLED, a série A1 faz culminar numa experiência sensorial expressivamente diferente e de outro mundo. Com tons pretos sem precedentes, cores autênticas, imagens nítidas e um ângulo de visualização absolutamente inacreditável.

Vê ainda: Sony Xperia XZ Premium também chegará em vermelho

O X1 Extreme controla com precisão o astronómico número de pixels e aumenta a capacidade do OLED em oferecer uma imagem 4K HDR como nunca antes vista. A 4gnews ficou impressionada com estas novas tecnologias apresentadas nesta série.

Resta ainda dizer que a TV em questão era mais fina do que qualquer um dos nossos smartphones.

Câmara fotográfica α9 – Chegou uma nova Era da fotografia

Muito se discute sobre se as câmaras fotográficas digitais com sensores conseguem acompanhar as câmaras fotográficas mecânicas com tecnologia Digital Single Lens Reflex (dSLR) ou até mesmo as câmaras fotográficas analógicas.

Pois bem, isso acabou. A Sony encerra esse assunto de vez com a α9. E de forma inquestionável. Primeiro a Nikon, nos anos 80, depois a Canon nos anos 90. Essas duas marcas alteraram o mercado e tiveram o seu momento. Mas agora chegou a vez da Sony.

Vê ainda: Em setembro teremos novos topos de gama Sony Xperia

Esta nova câmara tem um desempenho superior às dSLR mecânicas. Apresenta um visor electrónico sem bloqueios, um obturador anti-distorção, silencioso, sem vibrações e de alta velocidade que aumenta o conjunto de situações de captação. Basicamente, não temos o movimento de um espelho no interior da máquina. Tudo é contínuo!

A α9 permite que o respectivo visor electrónico apresente não só imagens do objecto, disponíveis em sistemas convencionais, mas também a imagem final de uma fotografia. Graças a um novo sensor de imagem que gere todas estas funções.

A Sony α9 tem um sensor CMOS de 24 MP com uma leitura super rápida, permitindo um obturador electrónico completamente silencioso. É possível tirar 200 fotografias por segundo, e em modo RAW, sem que se oiça um único barulho. Desta feita, será possível captar todos os momentos.

E quanto à qualidade das fotografias produzidas pela máquina, não há palavras, são de um pormenor e detalhe à la gama profissional.

Os preços das jóias da coroa da Sony são dignos de joalharia

A TV da série A1 (BRAVIA OLED) terá um preço de €5999 e a máquina fotográfica α9 baterá nos €5300, tudo valores que conseguirão competir com os produtos actualmente disponíveis no mercado.

Quanto ao PVP dos referidos produtos há que dizer que sim, são produtos caros e sim, são direccionados para um target de consumidor muito específico. Porém, são preços que não nos chocaram tendo em conta aquilo que oferecem e tendo em conta que não há nada semelhante no mercado.

Nota final

É inacreditável como uma empresa consegue num tão curto espaço de tempo apresentar smartphones sem qualquer interesse e depois surpreender-nos com dois produtos absolutamente de outro mundo. A Sony está de parabéns e nós continuaremos atentos.

Outros assuntos relevantes:

Chega de rumores: Galaxy J7 (2017) é apresentado como Galaxy Wide 2

Apple Watch é o melhor “Fitness Tracker” do mercado, indica estudo

Samsung defende a segurança do leitor de íris nos seus Galaxy S8