Sony PS5: consola recebe poderosa novidade com novo firmware oficial

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Sony introduziu hoje, no mais recente software de sistema (firmware) de testes (beta) a possibilidade de aumenta a resolução para até 2K (1440p). Para além disso, fez também chegar à PlayStation 5 a possibilidade de organizar os conteúdos com pastas para jogos.

A todos os jogadores que quiserem tirar partido das novidades para a consola, podem a partir de hoje instalar o novo firmware de testes, disponibilizado pela própria Sony. Desse modo, têm não só uma nova resolução como também mais opções de organização.

A Sony PS5 já suporta a resolução 1440p 2K com novo firmware beta

Starting today, PS5 beta testers can try out some new system software features, including:📺 1440p HDMI video output📝 Gamelists🤝 New PS5 UX enhancements and social featuresMore details and a full list of features at PS Blog: https://t.co/QvnfLu11Uw pic.twitter.com/MF2aN0EefG

— PlayStation (@PlayStation) 28 de julho de 2022

Ao instalar o novo firmware de testes (beta) na PS5 os utilizadores podem tirar partido do padrão 2K na saída de sinal para a TV. Será ideal para quem tiver um televisor 2K, ou simplesmente quiser experimentar este padrão intermédio entre o Full-HD (1080p) e o 4K (2160p).

Trata-se de uma novidade particularmente simples de explicar. O novo firmware traz a opção de saída da imagem em 2560 x 1440 pixeis. Não obstante, continuamos a ter as demais possibilidades com 720p, 1080p e 2160p à disposição do utilizador.

Sony

Importa notar que a consola rival, a Xbox One X da Microsoft já dispunha desta opção, igualando-se agora a PS5. Em suma, temos um leque alargado e bastante versátil de resoluções e padrões de saída do sinal de imagem na PlayStation 5.

Os novos monitores gaming Sony INZONE suportam o padrão 1440p 2K

O seu funcionamento é igualmente sucinto. Os jogos que, internamente, são apresentados / processados a 1440 pixeis, ou menos que isso, são expedidos (saída) com o padrão 2K. Por outro lado, os jogos que já sejam processados a 4K serão algo compactados (downsample) para 2K.

Sony PS5

Não será certamente por acaso que esta resolução chega agora à PlayStation 5. Note-se que a mais recente gama de monitores Sony INZONE, para gaming, suportam também esta mesma resolução, pelo que a concordância faz todo o sentido.

Em simultâneo, temos também um novo sistema de organização dos ficheiros e jogos no armazenamento interno da PS5 por pastas a serem aplicadas pelo jogador. Desse modo, toda a biblioteca de jogos poderá ser organizada nas pastas que o utilizador bem entender.

Por fim, segundo avança a própria Sony, este novo firmware beta está disponível para os utilizadores inscritos no progama de testes. A distribuição está em curso em determinados países como os EUA, Canadá, Japão, Reino Unido, Alemanha e França.

Just received the PlayStation 5 1440p beta firmware. There's a nice 1440p test option. While VRR may not be supported right now, 120Hz in both SDR and HDR is. pic.twitter.com/7jO4ooxtY2

— Digital Foundry (@digitalfoundry) 28 de julho de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.