Sony prepara nova consola, mas não será a esperada PS5 Pro

Carlos Oliveira
Comentar

Ontem demos a conhecer um rumor de que a PS5 Pro seria apresentada em abril de 2023. Aí, este rumor fazia todo o sentido, pois esta tem sido a estratégia da Sony nos últimos anos e que obteve excelentes resultados na geração da PlayStation 4.

No entanto, um dos nomes mais conceituados no ramo do gaming vem agora desacreditar essas informações. Segundo Tom Henderson, não haverá uma PS5 Pro, nem uma PS5 Slim.

On all the PS5 Pro/Slim rumors - I don't think it's a pro or slim, My understanding is that it's just "gen 2" of the regular PS5.The normal PS5 will cease production at the end of this year and the new model will start in April and begin selling in September.

— Tom Henderson (@_Tom_Henderson_) 23 de janeiro de 2023

Foi através do Twitter que Henderson veio dar o seu parecer acerca dos rumores sobre a próxima consola da Sony. Ele diz não acreditar no lançamento de uma das consolas mencionadas, porém, não descarta o lançamento de uma nova PlayStation 5 em breve.

Sony vai focar-se no lançamento da 2ª geração da PlayStation 5

Segundo o que esta fonte refere, a Sony está a preparar a "segunda geração" da PlayStation 5. O que isso significará para os jogadores ainda é cedo para avançar.

A produção do modelo apresentado no final de 2020 deverá encerrar no final de 2023. Mas antes desse marco, a Sony deverá iniciar os trabalhos de produção de um novo modelo em abril e colocá-lo nas lojas em setembro de 2023.

O objetivo da Sony com esta decisão é reduzir os custos de produção das suas consolas e para isso não poderá ter dois modelos em produção em simultâneo. Algo que poderia acontecer caso a nipónica optasse pelo lançamento da PlayStation 5 Pro.

Isto porque na geração anterior a Sony manteve as duas consolas ativas. Ou seja, a PS4 e PS4 Pro coexistiram no mercado de forma harmoniosa durante vários anos.

Sony wouldn't cease production of the "gen 1" PS5 if they had different consoles in production for different price points/specs.The new PS5 will reduce costs in production and shipping because they can produce just one console; with a detachable disc drive.

— Tom Henderson (@_Tom_Henderson_) 23 de janeiro de 2023

Desta feita, a Sony quererá manter no mercado apenas um modelo da sua consola e a transição para uma versão Pro - que deveria ser mais potente - não encaixa na estratégia traçada pela tecnológica. Nesse sentido, teremos apenas uma "segunda geração" da PS5.

Nova consola contará com leitor de discos removível

Recordam-se dos rumores de que a Sony estaria a desenvolver uma PS5 com leitor de discos removível? Pois bem, esse rumor é agora ressuscitado por Tom Henderson como sendo a "segunda geração" da PlayStation 5.

Esse acessório poderia, eventualmente, ser vendido em separado de modo a ser adquirido apenas pelos jogadores que o desejem. Numa era em que cada vez menos se vendem jogos em formato físico, essa manobra faz sentido.

Uma vez mais, reforço que estamos a lidar com rumores e que nada está garantido sobre o futuro da PlayStation 5. Aguardemos pacientemente por informações oficiais da Sony.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.