Sony não desiste: eis os smartphones Sony Xperia para 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os tempos áureos da Sony no mercado mobile ficaram no passado, entre 2013 a 2016. Pouco após a separação entre a Ericsson e a Sony, ficando a gigante nipónica livre para traçar o seu rumo neste setor em fevereiro de 2012. Entretanto, tivemos efetivamente smartphones marcantes da empresa, começando pelo Xperia S com a sua barra transparente, no "queixo".

Porém, atualmente, não vemos um smartphone Sony Xperia nas mãos do utilizador. Com efeito, já há vários anos que a empresa asiática acumula trimestres fiscais com prejuízos, com a sua quota de mercado a baixar continuamente.

Tivemos, contudo, um trimestre positivo em 2021 após uma grande reestruturação do segmento mobile, mas sem grande expressão no mercado de smartphones.

Smartphones Sony Xperia continuarão a viver em 2023

smartphone Sony Xperia

Os Xperia não morreram. Pelo menos assim o afirma a empresa japonesa. Com efeito, vários executivos da Sony vieram reiterar o seu compromisso com o setor dos telemóveis, afirmando que os smartphones são um mercado prioritário da Sony.

Ainda assim, para além de alguns smartphones nicho focados na fotografia e captação de vídeo, pouco de impactante a empresa tem feito neste grande mercado mobile.

De facto, a empresa mostra-se empenhada em apostar novamente neste setor. Assim, para os atuais Xperia 1 IV, Xperia 5 IV, Xperia 10 IV, bem como o flagship Xperia Pro-I teremos sucessores em 2023. Para além disso, teremos mais modelos para o novo ano.

Sony deve expandir o portefólio de smartphones Xperia em 2023

Sony Xperia

Em 2023 a Sony lançará novas gerações para os modelos existentes, para além de novos modelos. O objetivo? Alargar o seu portefólio e gradualmente aumentar a sua presença no mercado de dispositivos móveis.

Contamos assim com pelo menos seis modelos de smartphones Sony Xperia a chegar durante o próximo ano. De acordo com os leakers teremos os modelos Xperia 1 V, Xperia 5 V, Xperia 10 V, Xperia Pro-II, bem como dois novos modelos acessíveis.

A propósito, contamos com o modelo mais barato, possivelmente o Xperia 10 com Snapdragon 6 Gen 1 e possivelmente, um ainda mais barato com Snapdragon 4 Gen 1 como modelo de entrada.

Paralelamente, a fabricante reforçará sobretudo o segmento premium com os equipamentos Xperia 1 V, Xperia 5 V e, por fim, o os Xperia 10 V, para além do Sony Xperia Pro-II como novo flagship.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.