Sony-Xperia-Z4-Jermaine-Smit-concept-1Se já ouviste falar ou conheces o formato RAW então é porque tens umas luzes de fotografia digital e processamento de imagem e sabes que este formato preserva todo e qualquer detalhe conforme ele foi capturado pelo sensor da câmara fotográfica, numa tradição literal temos RAW=Cru. Não se perde nada em compactação ou processamento da imagem mas então, porque é que ainda não temos suporte para captura em RAW nos Sony Xperia?

É uma boa questão e uma ponto que certamente incomoda muitos puristas da fotografia pois nada se compara aos ficheiros RAW na preservação de todo e qualquer detalhe. E então porque é que o formato RAW não é o padrão para as imagens em vez do JPEG ou do PNG?

Visto que no formato RAW não há qualquer compactação da imagem o tamanho ocupado por cada fotografia pode ultrapassar facilmente os 10 Mb, existindo uma relação directa e exponencial entre a contagem dos MP e dos Mb ocupados por cada imagem. Neste ponto, os Sony Xperia pecam por ter um sensor de 20.7 MP, até a mais banal das fotos capturada em RAW iria ocupar uns bons 10-15 mb, ao passo que as JPEG ocupam uns 1 a 2 mb, escusado será dizer que se perdem muitos detalhes na compactação mas facilmente se ocupa a memória interna com este tipo de ficheiros.

   

Portanto, queres mesmo a opção de captura em RAW no teu Sony Xperia? Bom, num dos fóruns oficiais da Sony, um dos administradores, Rickard, confirmou que estava a par da falta dessa opção até à data, apesar do Android Lollipop suportar essa mesma opção na Camera2 API.

De acordo com os seus representantes oficiais( fonte), poderemos ver esta funcionalidade caso o publico assim o deseje, caso haja procura para este tipo de captura de imagens.

Fazendo uma análise crítica deste tema, por um lado percebo porque é que até agora não temos essa função, os ficheiros RAW resultantes do sensor de 20.7 MP iriam encher rapidamente a memória interna, apesar de termos possibilidades de a expandir via microSD. No entanto, se a Sony dá tanto ênfase à sua câmara e depois falha redondamente por brilhar neste departamento (apesar de construir sensores para todas as outras marcas com excelentes resultados), até o LG G4 já tem esta funcionalidade e as primeiras amostras do seu potencial fotográfico já estão à vista!

É tempo de a Sony provar que realmente é boa neste ponto ou então que se fique pela resistência à água e ao pó como único trunfo e que deixe de uma vez por todas, cair as suas altas expectativas no departamento fotográfico.

Talvez queiras ver:

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).