Sony FX30: a nova (e mais barata) câmara Super 35 mm para produção de vídeo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Sony deu hoje a conhecer a mais recente integrante da sua linha de produtos FX Cinema Line, a Sony FX30. É a mais recente câmara de entrada de gama para futuros cineastas e produtores de vídeo que procurem uma solução versátil para comprar em 2022.

A nova câmara Sony para vídeo baseia-se no modelo FX3, mas troca o sensor full-frame pelo sensor APS-C nesta versão, permitindo-lhe baixar o preço do produto e canalizar a sua "energia" para o formato Super 35 mm.

Esta é a nova câmara Sony FX30 Cinema Line para entusiastas de vídeo

Sony FX30 Cinema Line

O destaque da Sony FX30 Cinema Line vai para o sensor de 20,1 MP, retro-iluminado, EXMOR R CMOS APS-C com o formato Super 35, particularmente popular junto dos estudantes de cinema, produtores de vídeo, entre outros aficionados do vídeo.

Mais ainda, de acordo com a Sony este sensor tem um duplo valor de ISO (sensibilidade) base, de 800 e 2 500. Ademais, conta com até 14+ Stops (intervalos) de intervalo dinâmico, para maior versatilidade na captação de conteúdos.

A nova câmara Sony FX30 grava vídeo em 4K a 24 fps, 30 fps e 60 fps

Sony FX30 Cinema Line

A nova câmara Sony para produção de vídeo é capaz de gravar em resolução 4K (Ultra-HD). Fá-lo com uma taxa de quadros ou framerate variável entre os cinemáticos 24 fps, 30 fps, ou até aos mais fluídos 60 fps consoante a vontade do realizador.

Para além disso, a câmara Sony FX30 consegue captar vídeo em câmara lenta a 120 fps com resolução 4K. Porém, é aqui aplicado um crop ou fator de recorte de 1,62x, algo que os jovens cineastas e demais utilizadores terão que levar em consideração.

Meet the FX30 – a 4K Super 35 compact camera that is packed with professional features like Dual Base ISO, Log shooting modes, and user-imported LUTs.Visit 👉 https://t.co/cygUQiUeeY for even more tech specs. #SonyCineImages provided by Faruk Korkmaz (@iPhonedo) pic.twitter.com/E6xadPCYDb

— Sony | Alpha (@SonyAlpha) 28 de setembro de 2022

Não obstante, com a câmara Sony FX30 Cinema Line podemos captar vídeos em 10-bit 4:2:2 nos codecs H.265 ou H.264, para além de contar com saída (output) de vídeo RAW através de HDMI.

Por exemplo, para gravarem diretamente num gravador Atmos Ninja V+ e assim tirarem pleno proveito das capacidades da nova câmara Sony.

Sony FX30 Cinema Line

A nova FX30 é uma câmara cinematográfica compacta 4K Super 35 que oferece várias características profissionais da Cinema Line, tais como Dual Base ISO, modos de captação Log e LUTs (Look Up Tables) importadas pelo utilizador a um preço mais convidativo e que, possivelmente, agrada a muitos aspirantes a cineastas.

Além de apresentar a nova FX30, a Sony anunciou dois novos cartões de memória CFexpress Type A – CEA-G320T e CEA-G640T.

Ambos são cartões de grande capacidade que suportam um desempenho de alta velocidade, com desempenho de alta velocidade tanto na leitura como na escrita.

Preços e disponibilidade da Sony FX30 Cinema Line

Sony FX30 Cinema Line

A nova câmara Sony FX30 estará disponível no final de outubro por aproximadamente 2 300 €. Será comercializada em vários revendedores autorizados da Sony em toda a Europa.

Ademais, a nova Sony FX30 permite a máxima liberdade criativa e é fornecida com uma opção de compra com ou sem o adaptador XLR.

Para além disso, a nova FX30B também estará disponível no final de outubro por aproximadamente 2 800 €. Por fim, será comercializada em vários revendedores autorizados da Sony em toda a Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.