Sonho de Marte está mais perto? O teste da SpaceX foi um sucesso! (vídeo)

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Esta quinta-feira, dia 14 de março, ficou marcada pelo lançamento de teste da aeronave Starship, da SpaceX. Tal como refere o The Verge, foi o lançamento com melhores resultados, por parte da empresa. Antes de mergulhar no Oceano Índico, como previsto, a Starship conseguiu completar um grande conjunto de manobras previstas.

Acerca deste terceiro teste da SpaceX, sabe-se que o contacto com a aeronave foi perdido, pouco antes de esta entrar no Oceano. De qualquer forma, o balanço é bastante positivo. Tanto é que o CEO da empresa, Elon Musk, utilizou o X para enaltecer o trabalho de toda a equipa. Nas palavras de Musk, o Starship terá a capacidade de levar a humanidade a Marte.

Recorde-se que, nas tentativas anteriores, em abril e novembro de 2023, os resultados não foram tão animadores. Como refere a BBC, as aeronaves, na altura, demoraram pouco tempo a explodir. Posto isto, à terceira, o objetivo era que se verificassem melhorias, através do lançamento da Starship.

No lançamento, a metade inferior da Starship separou-se da metade superior, propositadamente

De acordo com a mesma fonte de informação, a aeronave terá descolado com o suporte dos seus 33 motores, sendo que a Starship conseguiu superar todas as etapas delineadas, para este terceiro lançamento.

Uma particularidade acerca deste lançamento foi o facto de haver a separação entre duas metades: a inferior (o booster) e a superior (o navio). O timing não podia ter sido melhor, já que esta segregação aconteceu aos 2 minutos e 44 segundos de voo, o que correspondeu aos objetivos da SpaceX.

Depois disso, o navio acabou por partir em direção ao Oceano Índico. Assim sendo, o novo grande desafio passava a ser entrar dentro de água com sucesso. Durante todo este processo do terceiro lançamento da Starship, foram sendo captadas imagens e vídeos, como podes ver em baixo.

Importa destacar que se tratou de uma fase de teste. Desta forma, ainda existem algumas arestas a limar, tal como refere a BBC. Uma delas relaciona-se, por exemplo, com o facto de ser esperado que “o propulsor após a separação pudesse ter sido capaz de regressar a uma queda controlada no mar próximo à costa do Texas”.

Poderão ser feitos, até ao fim do ano, mais seis testes

Ainda assim, o balanço é animador para a SpaceX, sendo que é possível que, até ao final do ano, ainda sejam feitos mais seis testes por parte da empresa de Elon Musk.

Entrando por detalhes mais técnicos, sabe-se que a Starship apresenta características diferentes de tudo o que já se viu antes, dentro desta área. Com os seus 33 motores na base do propulsor, consegue-se gerar uma propulsão de 74 meganewtons, o que é superior a todos os veículos que se conhecem neste setor.

Elon Musk Starship
Imagem Ilustrativa (via Youtube Wall Street Journal e Wikipedia)

A aeronave consegue carregar mais de 100 toneladas para órbita, de cada vez

Como denota a BBC, esta evolução pode representar um grande marco para a humanidade. Isto porque a Starship foi pensada para funcionar numa lógica de reutilização, o que permitiria utilizá-la como se fosse uma espécie de avião. Outro fator relevante é o facto de conseguir carregar, de uma vez, mais de 100 toneladas para órbita, o que reduziria drasticamente os custos.

Nada nos resta senão esperar pelos próximos ensaios da Starship. O resultado desta quinta-feira, 14 de março, foi bastante positivo, abrindo boas perspetivas para os objetivos de Elon Musk em levar a humanidade a Marte.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.